Na expansão do Setor O, em Ceilândia, existe uma área lotada de sacos de lixo, restos de comida, garrafas de plástico, móveis e até lataria de carro. Na manhã desta quinta-feira (3), um carroceiro apareceu e despejou mais entulho.
Funcionários do posto do combustível que fica ao lado contam que sofrem com o mau cheiro. “Tem dia que está com um fedor de peixe estragado. Eles também queimam borracha. O fedor vem todo para cá. É ruim de respirar”, reclama o frentista Júnior de Souza Costa.
Na Quadra 19, terrenos vazios e áreas verdes viram depósitos. Tem até vaso sanitário jogado no local. No Setor de Chácaras do P Norte a sujeira impressiona. O risco de doenças é grande. “Em tempo de chuva é pior. Quando está calor, esquenta e fede mais ainda”, diz uma moradora da região.
Além da sujeira que se alastra, os animais soltos representam perigo. “É perigoso porque aqui tem de tudo”, acrescenta outra moradora.
No Condomínio Sol Nascente a situação é ainda mais grave. Por falta de asfalto nas quadras os caminhões de coleta só conseguem passar na rua principal.
Os lixeiros tentam recolher o que está espalhado. Mas dizem que é difícil manter tudo limpo porque os moradores não colaboram. “É lixo demais. A gente tira, mas no dia seguinte está do mesmo jeito”, reclama um gari.
“Nós pedimos os contêineres, mas, quando nós mandamos o ofício à empresa, nos disseram que não era interessante porque o lixo acaba enchendo e caindo no chão. Além disso, os animais vêm e fuçam o entulho. Também temos o problema dos catadores, que rasgam todos os sacos para tentar tirar o material reciclável”, afirma o prefeito comunitário Marcelo Negrão.
O administrador da Ceilândia, Adauri Gomes, disse que além de convencer a população, há projetos para acabar com a sujeira. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ampliará a coleta e criará áreas onde o lixo doméstico poderá ser depositado e separado.
Para tirar os animais das ruas, será concluído um curral comunitário no Setor O. Em Ceilândia existem 400 cavalos. O administrador informou que, no dia 10 de abril, começam as obras de implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica no Condomínio Sol Nascente.
Fonte: Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário