sábado, 20 de dezembro de 2008

Opinião: Orgulho Ceilândia

Você tem orgulho de ser ceilandense? Você diz com naturalidade que é morador de Ceilândia? Infelizmente, Ceilândia é uma cidade ainda muito discriminada, tanto por moradores do Plano Piloto quanto de outras regiões administrativas. Obviamente esta situação se deve a vários fatores, sejam eles históricos ou sociais, mas não se resume a isso. Isso se deve também à parte da mídia, que anos atrás querendo ou não colaborava ainda mais com a formação de uma imagem negativa da cidade.

Mas Ceilândia cresceu, se desenvolveu. É a maior cidade do Distrito Federal e tem a maior população. Tem um comércio muito expressivo, e cada vez mais grandes empresas demonstram interesse em investir aqui. Além de tudo, somos o maior colégio eleitoral do DF, e temos um poder de influência muito grande. Apesar de tudo isso, a população de Ceilãndia ainda tem que conviver com caras feias e piadinhas. Não é muito raro, estando no Plano Piloto, por exemplo, observar uma certa “cara de espanto” ou até mesmo de desprezo quando se diz que é morador de Ceilândia. Perguntas imbecis do tipo “lá é muito perigoso?” e comentários como “lá só tem pobre” ou “lá é o fim do mundo” são frequentes.

Logicamentre as pessoas estão mais bem informadas, e boa parte não tem esta mentalidade tão retrógrada, mas isto ainda acontece. O que podemos fazer? É possível mudar o pensamento das pessoas de uma hora para a outra? Certamente não. Mas podemos contribuir para que a situação melhore, como já melhorou bastante nos últimos tempos. Devemos ter orgulho da nossa cidade, que não é inferior à nenhuma outra cidade do Distrito Federal. Somos ceilandenses, sim, e temos muitos motivos para nos orgulhar disso.

Algumas atitudes podem ajudar a melhorar a imagem da cidade e de seus moradores. Prestigiar e incentivar os eventos culturais , conservar os monumentos e espaços públicos, cobrar mais atitudes positivas e investimentos do governo são algumas das opções. O importante é não desistir. Aos 37 anos, Ceilândia caminha para se consolidar de vez como uma das cidades mais desenvolvidas do DF, e nada vai impedí-la de crescer. A população é formada em grande parte por jovens e pessoas que sempre lutaram e torceram por seu progresso. Basta um pouco mais de união e auto-estima para que Ceilândia possa revelar ao Distrito Federal e ao Brasil todo seu potencial, reafirmando assim sua real vocação para metrópole.



Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: