quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crimes aumentam em 12% no DF

Foram 531 mortes violentas nos dez primeiros meses deste ano contra 474 no mesmo período do ano passado. Os dados por cidade são os seguintes: na Ceilândia, 98; em seguida, Samambaia, com 64. Planaltina, 49. No Paranoá, 13. Mas no vizinho Itapoã, foram 21 mortes violentas entre janeiro e outubro. A Polícia Civil fez o balanço de cada tipo de crime.

Os roubos a ônibus aumentaram muito este ano. Foram 814 entre janeiro e outubro, ou seja, 57% a mais que no mesmo período do ano passado. Outro dado preocupante: os roubos de carros cresceram quase 27%. A maioria foi roubada em Taguatinga em 2008: 339 ao todo. Em Ceilândia, 312. Em samambaia, 196. No Plano Piloto, 111 veículos.

Não é à toa que os moradores do Distrito Federal estão com medo de seqüestro-relâmpago, que aumentaram em 20%. A polícia registra número muito maior de roubos em que a vítima fica na mão dos bandidos por algum tempo. A chamada restrição de liberdade.

Foram 427 casos este ano. Aumento de 23%. De novo, Taguatinga e Plano Piloto estão no topo. A boa notícia é que alguns crimes estão diminuindo: os estupros, por exemplo, tiveram redução de 16%. Furtos em residências, menos 7%. O total de furtos caiu 1,66%.

O secretário de Segurança, Valmir Lemos, reconhece duas dificuldades: o número de policiais nas ruas diminuiu nos últimos anos. Muitos se aposentaram. Ele também diz que o crescimento acelerado da periferia dificulta o combate ao crime.

Mas Lemos não considera grave o aumento da criminalidade. Os números do DF são menores que os de outras capitais do país. O secretário disse ainda que o mapeamento feito pela Polícia Civil ajuda a identificar as áreas mais violentas.

“As situações que estão apresentando uma variação maior, estão sendo detectadas. E o policiamento está sendo estabelecido para que possa prover uma segurança maior para a população”.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: