quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Parcerias contra a violência

Só este ano foram registrados cinco casos de lesão corporal e uma morte nas escolas públicas do Distrito Federal. A escalada da violência preocupa o governo.

Para diminuir esses números, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes firmaram uma parceria. Ao todo, 76 escolas vão receber material esportivo extra no ano que vem. A idéia é tornar o colégio mais atraente tanto para as crianças, como para os adolescentes.

“Esporte agrega valores, união, participação, desenvolvimento intelectual. O esporte é tudo”, defende o secretário adjunto de Esportes, Herbert William.

O acordo foi oficializado depois de um encontro no Ministério Público. Das escolas que serão atendidas, quase 40% estão em Brazlândia.

“Nós fizemos o mapeamento da violência e Brazlândia vem na frente do processo. Aparece como a cidade mais violenta de todas”, revela o assessor especial da Secretaria de Educação, Atílio Mazzoleni.

Apesar do reforço em Brazlândia, o histórico de violência na rede pública não escolhe cidade. Nessa segunda-feira (15), um aluno, de 17 anos foi esfaqueado em uma escola do Itapoã. Em junho, o diretor da única escola do Lago Oeste foi assassinado por ex-alunos que traficavam drogas nas imediações.

Em maio, um professor de Ceilândia apanhou tanto de um aluno que chegou inconsciente ao Hospital de Base. Para evitar casos como esses, o Ministério Público indica uma saída: “o esporte, o lazer, a cultura. Não só quem faz parte da escola, como alunos, professores e funcionários. Mas a própria comunidade que pode utilizar o espaço público da escola para cuidar melhor dela, se sentir integrado. Assim, a escola será melhor cuidada”, acredita o promotor de Justiça Rubin Lemos.



Veja o vídeo:

CorreioWeb / Tv Brasília


Fonte: Rede Globo aqui e aqui e Jornal Local de 17/12/08

Nenhum comentário: