terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Rigor na virada do ano

Com o período de festas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) está intensificando a fiscalização para garantir a segurança de quem transita pela capital. Esta semana, com as festas de virada de ano, as operações serão intensificadas. Do dia 24 de dezembro até ontem (29), 30 motoristas foram autuados por dirigirem embriagados. Cinco deles tiveram o carro recolhido ao pátio do Detran por não terem providenciado um condutor para retirar o veículo. Outros 217 veículos foram apreendidos por irregularidades diversas, como falta de documentos ou equipamentos, sendo 44 motocicletas.

Em 2008, até o dia 20 de dezembro, 2.355 motoristas foram autuados por dirigirem com mais de 0,1 mg/l de álcool no ar expelido pelo pulmão. Desses, 1.466 foram autuados no período de vigência da Lei Seca, a partir de 19 de junho. Para efeito de comparação, durante todo o ano passado 1.008 pessoas autuadas por dirigirem embriagada. E os efeitos das regras mais rígidas para o trânsito já se fazem notar. Comparado a igual período de 2007, este ano, até 20 de novembro, houve uma redução de 18,8% nos acidentes fatais.

Segundo o gerente de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, de cada 40 veículos vistoriados um é apreendido, sendo um terço deles motocicletas. Por isso, uma das maiores preocupações do Detran, atualmente, é com os motociclistas, que representam 10,3% dos mais de 1 milhão
de condutores habilitados do DF. "De 10 mil carros, quatro se envolvem em acidentes.

Considerando também 10 mil motocicletas, 13 se envolvem em acidentes, sendo que em 70% dos casos em que houve morte o motociclista é que foi vitimado", explica Fonseca. As cidades com os maiores índices de acidentes foram Ceilândia, Taguatinga e Guará.
Fonseca explica que no Distrito Federal, diferentemente de outros estados da federação, o serviço de fiscalização em suas abordagens faz uma checagem completa do veículo e documentação, não se limitando à utilização do bafômetro. O objetivo é aproveitar as blitze para realizar um trabalho de conscientização, inclusive para a necessidade de uso do cinto de segurança.

O Detran e a Companhia de Polícia Rodoviária (CPRV) já estão organizados para o patrulhamento das ruas durante o Réveillon. Os locais para autuação são escolhidos baseado em estatísticas de trânsito. "Serão 24h de bafômetros", avisa o chefe da fiscalização.


Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: