quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Opinião: Precisa?

“As pessoas precisam morar”

Frase que, segundo o jornal Folha de São Paulo, teria sido proferida pelo major Márcio Luiz Alves, coordenador da Defesa Civil de Santa Catarina, Estado onde a falta de fiscalização permitiu a ocupação irregular de áreas sujeitas a deslizamentos de terras. Com as chuvas, o previsível aconteceu. Em SC já há mais de cem mortos e quase 90 mil desabrigados.

“O ser humano precisa morar”

Frase dita por Cássio Taniguchi, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, onde a falta de fiscalização permitiu a ocupação irregular de áreas sujeitas a erosões. No DF as chuvas não produziram cadáveres. Por enquanto.

O secretário Taniguchi é ferrenho defensor da aprovação do Plano de Ordenamento Territorial (PDOT) a ser votado em breve pela Câmara Legislativa.

O projeto é um verdadeiro presente tanto para a bancada dos lotes (que tem representantes na Câmara Legislativa e no GDF), quanto para os grandes grupos imobiliários (muito bem representados no núcleo central do governo local).

Se aprovado tal como está, o PDOT escancara de vez as portas para a transformação do DF em uma Grande São Paulo. Isto, na melhor das hipóteses. Na pior, e mais realista, isto aqui virará uma nova Baixada Fluminense.

Na Câmara há algumas vozes contra a aprovação do projeto. Uma delas é a do deputado Chico Leite (PT-DF).

Mas, diante do poder da bancada dos lotes e dos grandes grupos imobiliários, adivinhe quem vai levar a melhor?

Resumindo: estamos fritos.


Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: