terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lan houses por todo lado

A tentação de deixar as aulas e se aventurar em games online em lan houses é grande para muitos alunos do Distrito Federal. Um levantamento feito pela Secretaria de Educação do DF identificou 120 lan houses em um perímetro de até 100 metros de instituições de ensino fundamental e médio do DF. O levantamento foi feito após pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Atílio Mazzoleni, o número é muito maior do que os dados preliminares, que indicavam 50 lan houses em todo o DF. De acordo com Mazzoleni o motivo é que esse segundo levantamento foi feito com o Batalhão Escolar da PM, o que ajudou a verificar a existência desses estabelecimentos em locais escondidos. “Descobrimos lan houses dentro de casas, mercearias e até salão de beleza”, revelou o subsecretário.

A cidade onde mais foram constatadas lan houses nas proximidades de centros de ensino foi Ceilândi,a com 34. A seguir vem o Núcleo Bandeirante, com 22, e Samambaia, com 16 casas. Brazlândia e Guará foram as regiões onde foram encontradas menos casas para jogos a menos de 100 metros de escolas, duas em cada.

De acordo com o promotor da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (PDIJ), Renato Varalda, os nomes de todos os estabelecimentos serão encaminhados para a Defesa da Ordem Urbanística, que verificará a existência de alvará de funcionamento e, caso o alvará exista e o estabelecimento fique a menos de 100 metros de uma escola, a promotoria solicitará à administração regional a suspensão do alvará e a interdição do local. “A intenção é que todos esses estabelecimentos sejam fechados”, explicou Varalda.

Segundo o promotor, todos os estabelecimentos funcionam de forma irregular já que a Lei Distrital 3.686/05 proíbe a instalação e o funcionamento de equipamentos eletrônicos destinados a lazer e jogos num raio de 100 metros de distância das instituições de ensino fundamental e médio.

É importante que professores e direção das escolas participem do combate a essas casas de jogos, que para ele incentivam a evasão escolar e contribuem para a violência. O caso que motivou o pedido do Ministério Público foi uma tentativa de homicídio quando um adolescente disparou com arma de fogo contra uma pessoa no interior de uma lan house em Taguatinga.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: