quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Exposições no Metrô

Os mais de 150 mil usuários que utilizam o serviço do metrô todos os dias podem perceber uma movimentação diferente nas tações. Começou dia 11 e segue até o dia 22 de dezembro a exposição de trabalhos artesanais em oito estações, entre elas, Galeria, Central, Praça do Relógio e Terminal Central de Ceilândia. O projeto é uma parceria da Secretaria de Trabalho e da Companhia de Metropolitano, que administra o transporte.

Com o objetivo de expor peças artesanais e gerar renda para os artistas, a Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais entrou em contato com as associações de artesanato de Brasília, que encaminharam por volta e cem artesãos para o projeto. Cada estação conta com cerca de dez barracas, com exceção da Estação Central que, por ter um grande fluxo de pessoas, conta com mais de 20 estandes.

Toalhas e panos de pratos bordados, sapatinhos de bebês, bijuterias, brinquedos didáticos, crochê, caixas e vidros decorados, pinturas francesas e bonecas são alguns dos produtos que podem ser encontrados nas exposições.

“O Governo do Distrito Federal está empenhado em gerar ocupação e renda para o artesanato.
Para isso, estamos projetando a criação do Mercado do Artesanato. A feira vai ficar próxima
à Feira dos Importados e deve ser inaugurada ano que vem”, declara Maria Geoni de Oliveira, gerente de Promoção de Trabalhos Artesanais. Brasília possui, atualmente, 14 mil artesãos e
71 associações cadastradas.

Bárbara Costa, 18 anos, é estudante e todos os dias utiliza o metrô. Enquanto espera, a jovem aproveita para dar uma olhada nos trabalhos. “A gente vive apressada e sem tempo, então, ter exposições aqui deixam o comércio muito mais acessível. O bom é que eu posso ver as barracas hoje e, se gostar de algo, amanhã posso voltar e comprar”, define Bárbara.


Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: