quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Caps poderá funcionar

Um prédio, localizado na EQNP 28 de Ceilândia, foi cedido pela Administração Regional da cidade para a intalação do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD). O local ainda passará por reformas e a instalação deve acontecer no início de 2009. A previsão para o próximo ano é de que pelo menos mais dois Caps sejam instalados na cidade.

O Caps-AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

Polêmica
A instalação de um Caps na cidade foi motivo de protestos. O Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios realizou, em outubro, uma audiência pública conjunta com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF para debater a implementação do centro em Ceilândia.

Em novembro, moradores da Ceilândia realizaram um ato público com o objetivo de pedir a abertura imediata da unidade de atendimento a pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool e drogas. Isso se deve à uma determinação do Ministério da Saúde que recomenda que cidades com mais de 200 mil habitantes tenham pelo menos três Caps. Porém, em todo o Distrito Federal há apenas seis unidades. A maior cidade do DF, Ceilândia, tem mais de 500 mil habitantes e nenhum Caps. Com isso, para que os pacientes possam receber atendimentos médicos e terapêuticos é preciso que eles procurem outras regiões.


Fonte: Correio Braziliense, Ceilândia.com e ComuniWeb

Nenhum comentário: