terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Opinião: A questão do gosto pela escola

Se 51% das crianças e jovens de Ceilândia não querem ir as escolas, segundo pesquisa da secretaria de educação do DF, o problema não está na violência nas escolas. A razão de tudo isto está nas péssimas condições de infra-estrutura das escolas na sua grande maioria: prédios danificados, pichações, salas sem ventilação, quadras de esporte esburacadas, muros quebrados, e assim por diante.

A razão de tanta violência física reside sim, na sua grande maioria, na violência praticada contra o pleno exercício da cidadania escolar. A prova de que as escolas estão em péssimas condições está nos trabalhos que alguns diretores vem desenvolvendo no sentido de melhorar as condições físicas de alguns prédios com a ajuda da comunidade.

Atribuir as falhas na qualidade do ensino DF, em especial em Ceilândia, às questões da violência física entre alunos e professores é tampar o sol com a peneira, é fazer diversionismo. Entende-se que o espaço escolar deve oferecer cidadania, motivação, conforto e não prédios em péssimas condições e, ainda por cima, chamá-los de escolas.


Fonte: ACIC-DF

Nenhum comentário: