sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mais microônibus

O GDF entregou nesta sexta-feira (19) o último lote de microônibus que irá substituir as vans do Sistema de Transporte Alternativo, retiradas de circulação em julho deste ano. A partir de 1º de janeiro mais cem microônibus estarão nas ruas do DF, somando um total de 450 veículos desse tipo. A programação das linhas ainda será feita pelo DFTrans.

Durante a apresentação dos veículos, o governador José Roberto Arruda fez uma avaliação positiva da atuação do governo nos últimos dois anos no setor de transportes públicos. “Em pouco tempo conseguimos colocar novas linhas em circulação, 1.100 novos ônibus na frota do DF, reativar a estação de metrô de Ceilândia e legalizar o transporte público da cidade”, afirmou Arruda.

Os novos microônibus são mais modernos e espaçosos do que os do primeiro lote, entregues em junho deste ano. De acordo com o presidente da Cooperativa de Transporte Público do DF (Coopetran), Crispiniano Espíndola Wanderley, a Coopetran, muitos motoristas e cobradores de vans agora trabalham em microônibus, com carteira assinada e dentro da lei.

O ex-motorista de van, Santevan Arruda Fonseca, 53 anos, ficou cinco meses desempregado, depois da retirada das vans de circulação. Agora ele será responsável por um microônibus e terá todos os direitos legais pagos. “No começo foi um choque, pois achamos que iríamos ficar desempregados. Estamos mais confiantes, porque os microônibus oferecem mais segurança para motoristas e passageiros”, disse.

Dos cem microônibus entregues hoje, 40 estão adaptados com elevadores para cadeirantes. Dos 450 veículos, 210 já estão dentro dos padrões de acessibilidade. “É mais do que 50% de toda a frota, mais do que exige a lei (10%)”, afirmou o secretário de Transportes, Alberto Fraga.



Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: