quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Opinião: O exemplo do Gama

Foi comentado nos últimos dias sobre a reação dos moradores do Gama à idéia tacanha de ocupar os becos daquela cidade com moradias.

Quarta-feira (10/12/08) o jornal Tribuna do Brasil trouxe uma reportagem que mostrou que alguns gamenses, além de entrar na justiça para impedir a manobra, foram além e colocaram a mão na massa:

“Violência, sujeira, lixo e entulho fazem parte do passado dos moradores da quadra 30, do setor Oeste do Gama. Lá, a comunidade resolveu se unir e mudar sua história. Após a polêmica da destinação dos becos do Gama para moradias de policiais militares e bombeiros do DF, a quadra 30 será a única da cidade que não abrigará as habitações. Isso só foi possível porque a comunidade agiu antes. Os becos eram uns dos principais problemas do local. Além de juntar entulhos, eles eram pontos para usuários de drogas. Agora, com o aval do governador Arruda, esses espaços não terão outro destino a não ser os jardins. Diferentemente dos outros becos destinados para os militares, os nove existentes na quadra 30 receberam verdadeiros jardins, com calçadas e iluminação. Hoje há três praças jardinadas e calçadas em volta da quadra e nos becos. Ele passa a lição de sabedoria para as crianças, que ajudam a fiscalizar a região.”

Se mesmo depois de 37 anos os becos de Ceilândia continuam a ser um problema, a culpa é do desleixo - tanto dos moradores vizinhos quanto da Administração Regional.

O que os moradores do Gama fizeram prova que, se houver vontade da comunidade e do poder público, é possível transformar os becos naquilo que eles já deveriam ser há muito tempo, conforme previsto no projeto original da cidade.

O problema da moradia a que policiais, bombeiros e outras categorias têm o legítimo direito pode ser resolvido de outra forma.

Portanto, urubus, tirem seus olhos gulosos dos nossos becos.

Xô, cambada!



Fonte: Ceilândia.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Posso até concordar que seja desleixo de alguns moradores em Ceilandia em não cuidar dos becos. Mas o fato é que esses becos são verdadeiros pontos de tráfico de drogas e locais onde se fazem as piores atrocidades. Levando em conta a insuficiência da PM em nossa cidade que é a mais populosa do DF, os becos devem sim ser ocupados e os projetos de jardinagem e urbanização pode muito bem serem feitos nas entrequadras e areas abertas existentes em alguns bairros de Ceilândia.