sábado, 2 de agosto de 2008

A Apaed

Um trabalho solidário chama a atenção em Ceilândia. É a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes (Apaed) que funciona há 26 anos, atendendo crianças e adultos com necessidades especiais. Atualmente, são 230 beneficiados, que recebem atendimentos clínico e educacional. Teatro, hidroestimulação, estimulação musical, oficinas profissionalizantes e estimulação precoce são algumas das atividades desenvolvidas.

“A Apaed é uma entidade sem fins-lucrativos, que sobrevive de recursos dos governos federal e local, além de eventos que a instituição promove como bazares, rifas, serestas etc”, esclarece a presidente, Maria das Graças Nunes. Segundo ela, todos os membros da diretoria são voluntários. “É um aprendizado estar aqui, porque a associação é saúde, vida, emoção”, destaca.

A Apaed funciona em uma área doada pelo Rotary Club, localizada na QNM 29, Módulo D, Área Especial. Sua fundadora, Maria Consuelo Gontijo, iniciou o atendimento na associação com a colaboração de um grupo de mães de crianças com necessidades especiais. Após a doação do terreno, ela conseguiu também o apoio das embaixadas da França e dos Estados Unidos para terminar a obra. A partir daí, surgia o trabalho da instituição que, hoje, é reconhecido em todo o DF.

Por meio de convênio, a Secretaria de Educação disponibiliza à Apaed 32 professores e merenda escola. A Secretaria de Saúde cede um dentista. Em troca, vários alunos integrados às escolas da rede pública do DF são atendidos pela instituição. Os alunos são divididos em dois grupos de atividades – o precoce, voltado para crianças em idade de alfabetização, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A garotada tem acesso a atendimentos pedagógicos. Durante as aulas, eles aprendem conceitos e desenvolvem suas habilidades corporais. Já os jovens e adultos aprendem uma profissão nas oficinas de reciclagem de papel, padaria, costura e informática. De acordo com Graça, isso facilita o acesso ao mercado de trabalho. “Muitos empresas nos procuram para preencher o quadro de funcionários”, informa.

Doações

O material utilizado nas oficinas é fruto de doações e toda a produção é vendida para a comunidade. A produção de papéis, por exemplo, recebe encomendas de colégios. O lucro é dividido entre os alunos. Um dos grandes parceiros da associação é o grupo Poupex, que financiou a construção de quatro salas de aulas, onde também funciona o projeto Arte Mãe. Neste espaço, as mães ocupam o tempo, enquanto os filhos participam das aulas. Elas pintam, bordam e realizam diversas outras atividades, que acabam se transformando em fonte de renda.

Além dos centros de fonoaudiologia e de fisioterapia, a Apaed Ceilândia conta com uma piscina aquecida, quadra de esportes, grupo de teatro e um parquinho infantil para atender os alunos. As doações são fundamentais para o pleno desenvolvimento do trabalho ali oferecido. Por isso, a presidente da associação ressalta a importância da contribuição da sociedade. “Precisamos de mais sócios doadores, pessoas que contribuam e voluntários”, conclui. Contatos e doações podem ser feitos pelos telefones 3581-8102, 3371-2121 e 9602-5006.


Fonte: Administração Regional de Ceilândia

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia!
Estou iniciando uma camapanha de reciclagem de papel e gostaria de fazer a doação para esta instituição. Contudo, meu colégio está localizado no Plano e não temos como entregar o material para vocês. Será que tem como vir buscar semanalmente aqui em nossa escola?

Gostaria de saber se em troca, nós poderíamos receber alguns papéis ou agenda par sorteamos entre os alunos, para servir de incentivo.

Meu e-mail para contato é: kesia_vieira@yahoo.com.br
Aguardo um contato.