A partir de hoje, as 10 mil pessoas que procuram, diariamente, os postos de atendimento do Na Hora, poderão contar com um novo sistema de atendimento. A idéia é que os usuários possam adiantar seu atendimento pela internet, por meio de um pré-agendamento, sem ter que enfrentar filas. Para isso, o site do órgão passou por uma reestruturação, oferecendo links de acesso sobre quais os trabalhos que podem ser feitos via on-line pelo usuário.
De acordo com o presidente do Na Hora, Luiz França., o novo mecanismo tem como principal propósito tornar o serviço mais prático para a população. "O usuário terá o conforto de adiantar seu atendimento em casa e assim facilitar sua ida ao posto", declarou. No entanto, o serviço encontra-se ainda em período de adaptação. "Iremos verificar qual é a demanda da população. Ver se realmente está atendendo as necessidades da comunidade", comentou. Ele explica que a idéia é que seja um portal que aproxime o Governo da comunidade com interatividade. "Esse pedido foi feito pelo próprio governador José Roberto Arruda, para criar um mecanismo para facilitar a vida do cidadão brasiliense", ressalta.
Para garantir o bom atendimento à população, os servidores são orientados a desenvolverem com praticidade e eficiência os serviços prestados. "Fazemos o treinamento e qualificação de nossos servidores para prestar um serviço com qualidade para os cidadãos. Ao final de cada atendimento, o usuário faz uma avaliação do desempenho do funcionário, e isso influência em seu salário", disse ele.
Para a população, o novo mecanismo pode ser uma alternativa na redução das filas, além de tornar o atendimento mais personalizado. "Vai melhorar muito. As pessoas não irão precisar mais acordar cedo para conseguir realizar um atendimento. Vai evitar filas e teremos mais conforto em poder chegar somente na hora do atendimento", comentou a vendedora, Joana Darc Basílio, 22 anos.
Para que toda população possa adquirir conhecimentos sobre o novo método de trabalho, será feita uma campanha de esclarecimentos para auxiliar na utilização do site. "Quando o usuário for a qualquer unidade ele será informado que pode também solicitar os serviços pelo portal. É válido lembrar que o portal foi desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Justiça sem nenhum custo para o Governo ou para o cidadão. Caso o portal seja bem sucedido, pretendemos ampliar essa atuação de atendimento", afirmou França. Para maiores informações e também saber dos serviços de atendimento prestados, consulte o site: www.nahora.df.gov.br.
Fonte: Tribuna do Brasil e Jornal Local de 01/08/08
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