quinta-feira, 3 de julho de 2008

Perseguição a bandidos


Uma perseguição policial com direito a tiros chamou a atenção de quem passou pelas quadras QNQ 3 e 4, nas proximidades do Condomínio Pôr do Sol e na QNP 23 do P. Norte, no início da noite da última terça-feira. A ação, que pareceu até cinematográfica, tratava-se da captura de dois ladrões de carro com atuação na cidade de Ceilândia.

Paulo Afonso Alves Filho, 25 anos, e Ismael de Jesus Guimarães, 25 anos, conhecido como "Buiú", foram presos por policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), quando, com uso de um revólver calibre 38, roubaram o Gol, cor prata, placa JFC 5799/DF, de propriedade de Floriano Bandão Dias, 63 anos. A vítima estava chegando em sua residência, no conjunto 16 da QNQ 5. No momento em que sofreu o assalto, ele estava na companhia da filha Aparecida Brandão Dias, 32 anos, e da neta menor de idade.

"Eu achei que fosse brincadeira deles", contou a vítima, na 19ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. No depoimento, ele disse ainda que já havia retirado o carro da garagem quando os homens, armados, ordenaram que todos descessem do veículo. "Descemos e corremos até a esquina, onde tinha um policial de motocicleta. Então, comunicamos o acontecido", explicou Floriano.

Via rádio, o policial comunicou o ocorrido a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), que deslocou uma viatura para o local. Durante a perseguição, na troca de tiros, os bandidos atingiram a lataria e quebraram o vidro lateral do passageiro da viatura policial. A dupla, a bordo do veículo roubado, foi encurralada numa ruela da QNP 23. Paulo Afonso, que estava ao volante, foi preso no local, mas "Buiú" conseguiu fugir e buscar refúgio na casa de uma senhora, na QNP 25. A idosa foi pega como refém sob a mira de um revólver apontado para a cabeça. Minutos depois, ele foi detido por uma equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).

Conduzido até a delegacia, "Buiú" forneceu nome e idade falsos para os policiais. "Eu sou menor", disse, na ocasião. Como não portava nenhum documento de identificação, ele foi conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA II) de Ceilândia. Lá, ficaram comprovados nome e idade verdadeiros dele.
Paulo e "Buiú" já são velhos conhecidos da Polícia do DF. Enquanto Paulo tem "nas costas" vários crimes de roubo, "Buiú" já foi fichado por dois homicídios - um com corrupção de menores, porte ilegal de arma, vários roubos e dois tráficos de drogas. "A condição dele hoje é de foragido da Justiça", relatou o titular da 19ª DP, Raimundo Vanderly Alves de Melo.

A dupla foi autuada em flagrante por roubo qualificado, artigo 157 do Código Penal Brasileiro (CPB), mas "Buiú" também vai responder por porte ilegal de arma, artigo 15 da Lei do Desarmamento. No caso de condenação, os dois devem pegar entre quatro e dez anos de detenção.


Fonte: Tribuna do Brasil, Correio Braziliense

Nenhum comentário: