terça-feira, 24 de março de 2009

Papo Legal

A Coordenção de Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude do Distrito Federal (Cajaj-DF), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus-DF), lança, nesta quarta (25/03/09), o Projeto Papo Legal em Ceilândia, no Centro de Ensino Médio 3, com a participação da comunidade escolar e da Direção Regional de Ensino de Ceilândia.

O responsável pelo projeto, Todi Moreno, que assumiu recentemente a Cajaj-DF, explica que a idéia é de realizar ações educativas e preventivas na rede pública do Distrito Federal. “Hoje temos uma tarefa muito difícil, que é a de implementar propostas de prevenção e alertar os jovens sobre assuntos como: drogas, violência, DST’s e gravidez indesejada, e também de inclusão social”, frisa.

Todi Moreno disse que uma das prioridades da secretaria é a juventude, e que a meta do programa é atingir todas as escolas do DF com medidas preventivas. “Vamos iniciar o trabalho com as escolas públicas; em seguida, faremos também na rede privada de ensino”, comentou.

Para Todi Moreno, a expectativa é a melhor possível, principalmente por causa do apoio do governador José Roberto Arruda. “É o Estado procurando combater as drogas; temos certeza de que vamos fazer um bom trabalho”, destacou.

O Projeto Papo Legal foi criado pelo secretário da Sejus-DF, deputado distrital Alírio Neto, e pelo Conselho de Políticas sobre Drogas (Conem), com foco nas escolas publicas e privadas, visando prevenir os jovens sobre os perigos das drogas. Além de palestras, será feito acompanhamento do desempenho do projeto nas escolas, com vistas à conscientização da comunidade escolar. O sentido, de acordo com a Sejus, é mobilizar educadores e pais para a construção da cidadania por meio da participação ativa na formação e educação dos adolescentes.

Depois de Ceilândia, o Projeto Papo Legal será expandido para o Riacho Fundo, Guará, Taguatinga (QNL e M Norte), Paranoá, Sobradinho, Planaltina e Recanto das Emas. Moreno ressalta que a secretaria estará sempre buscando parcerias para a realização de novos projetos.

Paralelamente ao projeto Papo Legal, será realizada a Sexta Legal, com o objetivo de incentivar os alunos a participarem de atividades esportivas e culturais como premiação pelo empenho nas atividades do Papo Legal. O secretário da Sejus-DF, deputado Alírio Neto, fechou parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para que a Sexta Legal funcione em todas as unidades do DF.



Fonte: Tribuna do Brasil de 19/03/09

Nenhum comentário: