quinta-feira, 26 de março de 2009

Aulas diferentes em escola

A terra é preparada pelos próprios alunos. Na horta vão ser plantados legumes e verduras que vão ser parte da merenda escolar da garotada. O orientador ensina como os meninos devem manusear a enxada com segurança. E eles podem levar esse conhecimento para casa e plantar os próprios alimentos.

“A horta de casa está linda. A plantação está maravilhosa, tem pimenta, alface, cebolinha”, conta João Anderson Silva, de 10 anos.

As meninas fazem artesanato. Hoje, a aula foi de boneca de pano. E tudo o que elas produzem, vendem em feiras. Garantem um dinheirinho extra e aprendem uma nova atividade.

“Minha mãe e minha irmã também aprenderam a fazer bonequinha. E elas vendem também. E agora eu estou aprendendo para fazer o mesmo que elas”, afirma Andréia Sousa Santos, de 11 anos.

Duas vezes por semana, os alunos passam o dia todo no colégio. E os pais também são convidados a participar do projeto “Saber Viver”, uma parceria da Escola Classe Córrego das Corujas com a Emater. A sala de aula vira uma cozinha experimental. Os alunos da 3ª e da 4ª séries fizeram biscoito de jatobá. As receitas usam frutos do Cerrado. Uma maneira de tornar a alimentação das crianças mais nutritiva sem gastar muito dinheiro. O doce da festa leva legume: é o beijinho de cenoura. E com a mandioca, as mães preparam um suco que faz sucesso entre a garotada.

“Os meus filhos gostaram. O bom é que fortalece o organismo”, diz a mãe de aluno, Kênia Rabelo.

“A gente procura aproveitar o que eles já têm em casa. Porque a maioria tem hortas. E a gente reforça o aproveitamento de casca, talos e destaca ainda a questão das baixas calorias e da gordura saturada”, explica a nutricionista Rosane Ramos Marques.

O projeto que ensina artesanato, cultivo de horta e culinária com produtos do Cerrado já rendeu prêmios. E é motivo de orgulho para a diretora que trabalha há 16 anos na escola.

“A escola é viva. A gente busca sempre parcerias, a presença da família para ajudar. Sempre faz acontecer”, destaca a diretora Suélia Gomes Moura.

Esta receita faz parte de um livro editado pelas professoras da Escola Classe Córrego das Corujas, em Ceilândia. Elas são responsáveis pelo projeto Saber Viver.


Veja duas receitas do projeto:

Beijinho de Cenoura

Suco de Mandioca


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: