quinta-feira, 26 de março de 2009

Disputa de basquete

Hoje foi o último dia para as equipes do DF se inscreverem no circuito candango da basquete de rua, válido como seletiva para os campeonatos brasileiros e mundial da modalidade. Os times garantem a participação, gratuitamente, pelo site www.cufadf.com.br/liibra. Os jogos acontecem nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril, na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte.

É a terceira vez que o evento acontece na cidade, mas a partir deste ano, devido a integração com outros países, passa a se chamar Liga Internacional de Basquete de Rua Circuito Distrito Federal (Liibra-DF), produzida pela Central Única das Favelas do DF (Cufa). “É um movimento de jovens que tem o objetivo de fazer uma transformação social. A gente usa a cultura de rua do hip hop como objeto, pois serve como ferramenta de aproximação ao jovem carente de comunidades como Itapoã, Cidade Estrutural, Ceilândia e Samambaia”, diz a coordenadora de produção, Renata Neves.

Espera-se um número de 46 equipes inscritas na disputa, somando-se as categorias masculina e feminina. As campeãs garantem vaga no brasileiro, marcada para agosto e setembro, ainda sem local definido. Dessa competição, a Cufa fará uma votação para selecionar os melhores, que participam do mundial, em dezembro, no Rio de Janeiro. “Nove países já confirmaram presença. Entre eles, EUA, Espanha e Portugal”, frisou o diretor de esportes nacional, Roberto Rogaciano. No decorrer da seletiva brasiliense, a organização promete trabalhar para buscar apoio para mandar esses atletas para ambas as competições. Em caráter eventual, a Cufa-DF conseguiu as passagens para os campeões no ano passado. “Por enquanto, os troféus e medalhas estão garantidos, mas vamos tentar viabilizar tudo”, espera Renata.



Fonte: ComuniWeb e Jornal Coletivo

Nenhum comentário: