quinta-feira, 5 de março de 2009

O leão já está rugindo!

Durante o ano, o advogado Flávio José da Rocha guarda todos os documentos e comprovantes necessários para o Imposto de Renda dentro de uma pasta. Com tudo separado, ele acha mais fácil fazer a declaração. Ao contrário de muitos brasileiros que deixam para última hora, Flávio prefere ser um dos primeiros a entregar.

“A Receita Federal, nos últimos anos, tem priorizado os idosos e os aposentados e, logo após, aqueles que entregam primeiro a declaração. Então, como eu tenho restituição, prefiro aproveitar a oportunidade”, diz.

Na última segunda-feira (02/03/09) a Receita Federal começou a receber as declarações. O prazo vai até 30 de abril. O Imposto de Renda pode ser entregue pela internet, no site da Receita, em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Quem optar por fazer em formulário, que deve ser entregue nos Correios, precisa pagar uma taxa de R$ 4.

Este ano, o governo espera receber 25 milhões de declarações. Tem que declarar quem recebeu acima de R$ 16.473,72 em 2008.

“Até o ano passado, era obrigado informar o número do recibo da declaração do ano anterior. Neste ano, não é obrigado, mas a Receita recomenda que informem, pois este número é importante. Ele evita que terceiros, de má-fé, envie uma declaração em seu nome”, informa o supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.



Como declarar

Os documentos necessários para o Imposto de Renda são:
- comprovante de rendimento, entregue pela fonte pagadora;
- relatórios com os dados bancários;
- notas fiscais e recibos médicos e de educação;
- dados de bens do declarante e dos dependentes.



Maiores informações no site da Receita Federal.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: