terça-feira, 24 de março de 2009

Melhorias para a EPTG

As obras do Programa Brasília Integrada estão de vento em polpa. A primeira delas, na Estrada Parque Taguatinga - Guará (EPTG), orçada em R$ 190 milhões, começa em abril e a previsão é de que esteja pronta em um ano. Cerca de 70% da quantia será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 30% pelo Governo do Distrito Federal.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) já começou a limpar a rodovia. “Já estamos fazendo a desocupação da faixa de domínio e o desmatamento no local, retirando tudo que está invadindo a área da rodovia, como igrejas, quiosques, colégios e comerciantes de modo geral”, frisa o diretor-geral do DER, Luiz Carlos Tanezini.

Tanezini explica que a nova estrada vai contar com quatro faixas em cada um dos sentidos (Plano Piloto - Taguatinga e Taguatinga - Plano Piloto), uma delas reservada para ônibus. Serão construídas também duas vias marginais, com duas faixas cada, além de ciclovias e 17 passarelas.

Luiz Carlos informa que a homologação da empresa responsável pela obra deve acontecer hoje. Para ele, a capacidade de tráfego da EPTG está esgotada. “Aproximadamente 140 mil veículos passam pelo local diariamente. Não é possível escoarmos esse fluxo. Depois do término da obra, vamos acabar sim com o engarrafamento do tráfego na EPTG”, comenta. No projeto, está previsto reforma no viaduto de acesso ao Guará, ciclovias e também a construção de mais três viadutos. Um próximo ao Jóquei, outro na primeira entrada de Águas Claras e outro no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), além de nova iluminação em toda a estrada. As primeiras vias as serem construídas serão as marginais, onde os veículos irão circular durante o período de construção dos viadutos ao longo da via. Depois de concluídas as reformas, essas vias irão ligar as cidades localizadas às margens da EPTG.

O Secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga evidencia que a reforma da EPTG faz parte do Programa Brasília Integrada, que tem como objetivo melhorar o sistema de transporte público da cidade, e cita a construção de corredor exclusivo para ônibus como uma das melhorias mais esperadas. “Vai fazer os ônibus andarem mais rápido, sem congestionamento, motivando as pessoas a deixarem o carro em casa”, destaca.

Também ganharão corredores exclusivos para transporte coletivo outras seis avenidas: Hélio Prates, Samdu, Comercial e Central de Taguatinga, Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e Estrada Parque Setor Policial Sul (EPSPM).



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: