quarta-feira, 25 de março de 2009

Curso técnico a distância

Terminam no próximo dia 29 as inscrições para a Escola Técnica Aberta (e-TEC DF), programa fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Neste primeiro semestre serão oferecidas 1.925 vagas para cinco cursos de ensino médio a distância – destes, dois serão exclusivamente reservados para alunos do Programa de Educação de Jovens Adultos (Proeja). Os alunos poderão cursar enfermagem , telecomunicações, nutrição e dietética, informática e administração (os dois últimos destinados ao Proeja).

A aula inaugural da e-TEC DF neste semestre está prevista para o dia 16 de abril. De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, responsável pela seleção dos alunos, as vagas são encaminhadas segundo a ordem de inscrição nos cursos – ou seja, os primeiros a chegar vão preenchendo as vagas ainda em aberto. Quem ficar de fora já fica na fila para a próxima seleção. Até o final de 2010 o GDF espera forma 7,7 mil estudantes nestes cursos técnicos a distância.

O objetivo da e-TEC é ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos. Em dezembro foi assinado o termo de compromisso para oferta dos cursos nos Centro de Educação Profissional de Ceilândia, na Escola Técnica de Brasília (em Taguatinga) e em Planaltina. Até o ano que vem haverá oferta de 200 vagas para enfermagem, 1,5 mil para nutrição e dietética, 1,5 mil para informática, 1,5 mil para telecomunicações e as vagas do Proeja – 1,5 mil para informática e 1,5 mil para administração.

O MEC irá financiar a infra-estrutura, que compreende laboratório móvel, bolsas para os tutores, coordenadores de pólos e de cursos, professores, contratação de terceiros, além de também fornecer o material dos cursos. Os laboratórios ficarão instalados em cada pólo presencial de acordo com a necessidade das aulas. A contrapartida do GDF será o custeio das despesas referentes à infra-estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais recursos para a implantação dos cursos.




O interesse pela educação profissionalizante tem crescido significativamente no Distrito Federal, assim como em todo o resto do país. De acordo com o Censo Escolar de 2008, divulgado pelo MEC, as matrículas neste tipo de ensino cresceram 14,7% com relação a 2007. Além da e-TEC, uma outra parceria entre a Universidade de Brasília e os governos federal e do DF ofereceu 140 vagas para três cursos superiores a distância pela Universidade Aberta do Brasil.

O crescimento deste segmento no DF surpreendeu o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas: "Temos investido bastante nas escolas técnicas desde que passaram para nossa pasta em setembro de 2007. E o resultado deste último censo elaborado pelo MEC, é a confirmação de que estamos no rumo certo", disse Izalci.



Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: