terça-feira, 3 de março de 2009

Gás clandestino dá cadeia

Leandro de Sousa Silva, 27 anos, foi preso por policiais civis por venda ilegal de gás de cozinha, na tarde de ontem, na QNM 21, Conjunto P, em Ceilândia Sul. A comercialização e transporte desse tipo de produto são regulados, podendo ser feitos somente por estabelecimentos autorizados sob condições específicas de armazenamento e transporte. Com Silva, os policiais encontraram 14 botijões de gás, três deles cheios, que seriam transportados.

Os botijões foram encontrados no interior de uma Kombi. No momento da prisão, policiais da 15ª DP (Ceilândia Norte) também encontraram duas motocicletas adaptadas para o transporte além de panfletos de divulgação da entrega do material, com a propaganda denominada Léo Gás.

O autor vai ser indiciado pela prática de crime contra a Ordem Econômica (Lei 8.176/91) e, se condenado, pode receber a pena de detenção ( de 1 a 5 anos). Após o pagamento de fiança, no valor de R$ 3 mil, Leandro foi posto em liberdade. Esse tipo de ilegalidade costuma ser combatido por meio de ação conjunta entre a Delegacia do Consumidor (Decon), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Defesa Civil, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade Industrial (Inmetro), o Procon DF e Subsecretaria de Fiscalização do GDF (Sufis).


Conforme a Lei 8.176/91, constitui crime contra a ordem econômica:
I - adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei.



Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: