terça-feira, 24 de março de 2009

Mais sobre escolas...

Pode chover sem parar ou até fazer um sol escaldante que os alunos que utilizam cerca de 120 quadras poliesportivas das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal não terão mais do que reclamar. No início deste mês, foi publicada no diário oficial do DF uma portaria que abre crédito suplementar no valor de R$ 17,2 milhões exclusivamente destinados para a execução das coberturas das quadras de esporte nas escolas da rede pública.

Assinada pelo secretário de Educação, José Luiz Valente e por 14 administradores regionais, a portaria garante a descentralização dos recursos e a parceria de cada Região Administrativa para execução das coberturas nas escolas. Com início das obras previsto entre o fim de março e começo de abril, todas as instituições beneficiadas estarão com suas quadras poliesportivas cobertas já em julho.

O diretor Jairo de Souza Peixoto, do Centro de Ensino Fundamental 2 no Guará, está contente com a possibilidade e já recebeu a visita de técnicos do GDF para avaliar o espaço. “Estamos muito animados com a cobertura da quadra. Certamente é uma prioridade da nossa escola e um motivo de alegria para os nossos alunos”, relatou.

Victor Rodrigues, 15 anos, estudante da oitava série do ensino fundamental do CEF 2 comemorou a iniciativa. “Agora vou virar um craque do vôlei. Não vamos ter que sofrer com o sol forte e nem deixar de brincar quando chover”, disse.

De acordo com José Luiz Valente, as empresas contratadas para execução das obras foram selecionadas por Carta Convite.“Com a publicação da portaria que descentraliza os recursos, as obras serão efetivadas imediatamente, uma vez que o processo de licitação está concluído. A descentralização de recursos para execução de obras é uma forma alternativa para dar agilidade e eficácia ao processo de manutenção das escolas públicas”, afirmou Valente.

Entre as cidades beneficiadas, além do Guará, estão Brazlândia, Planaltina, Gama, Paranoá, Recanto das Emas, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Ceilândia, Park Way, Brasília, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, Riacho Fundo 1 e 2, Candangolândia e Itapoã.

O governador José Roberto Arruda comentou que a cobertura das quadras irá permitir a criação de um ambiente propício para a prática do esporte, além de ampliar o número de crianças atendidas pela escola integral, que deve passar de 40 mil para 100 mil até o final do ano. Com o projeto Escola em Tempo Integral, iniciado em 2008, os alunos, em vez de cinco horas, passam a ficar oito horas na escola, desenvolvendo atividades extracurriculares durante os turnos em que não houver aulas.



Kits esporte

Os alunos de 73 escolas da rede pública do DF agora contam com material novinho em folha para a prática de atividades esportivas e de recreação. Nesta terça-feira (24), no ginásio Nilson Nelson, o governador José Roberto Arruda entregou kits com bolas, redes e jogos de salão às unidades de ensino. A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias de Educação e de Esportes com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Estamos entregando o material esportivo necessário para que as aulas de Educação Física sejam agradáveis e eficientes”, destacou Arruda. “Quando a escola leva para a sala de aula o esporte, a música, o teatro, ela está fazendo a educação integral, preparando os jovens para uma vida adulta digna. É isso que nós queremos: uma educação pública de qualidade”, completou. A ideia é contemplar 50 escolas até o final de 2009 e mais 150 até o final do próximo ano.

Para Leonardo Bandarra, Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e parceiro do GDF no projeto Segurança Dentro das Escolas, “a entrega dos kits possibilitará que os alunos possam, dentro de sua escola, ocupar seu tempo e deixar de conviver com os maus colegas fora do circuito da escola”.

Segundo o secretário de Esportes, Aguinaldo de Jesus, os recursos obtidos com aluguéis de espaços da secretaria são investidos na aquisição dos materiais esportivos. Cada kit contém 50 bolas de basquete, futebol de salão e society, handebol e vôlei – sendo 10 para cada modalidade –, dois jogos de xadrez e dois de damas, além de redes de vôlei e de futsal, 10 petecas, 20 coletes para treinos, dois apitos e cinco sacos de bolas.

O diretor do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia Sul, Wellington Sousa Sales, tem bons motivos para comemorar o recebimento dos kits. “Nossa escola tem quase três mil alunos e estava há mais de 10 anos sem receber qualquer material”, revelou. Aluna da 5ª série do Centro de Ensino Fundamental 19 da Ceilândia Sul, Samara Emília Paro Alves de Lima, 10 anos, comemora a chegada dos novos materiais. “Agora vai ficar muito melhor, pois a escola contará com mais materiais para as atividades”, afirmou.

Das 73 instituições contempladas com o kit, 54 desenvolvem o projeto Escola Aberta. De acordo com a secretária adjunta de Educação, Eunice Santos, o programa prevê a participação da comunidade em atividades nos finais de semana, 16 instituições com Conselhos de Segurança Escolar ativos e quatro escolhidas por sorteio.

Este é o segundo grupo de escolas beneficiado com os kits. Há cerca de um mês, 28 instituições educacionais de Brazlândia receberam o material.



Fonte: Tribuna do Brasil, ClicaBrasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: