segunda-feira, 9 de março de 2009

Ceilândia vira alvo

Ceilândia, a mais populosa cidade do Distrito Federal, sofre com a falta de infraestrutura e a precariedade dos serviços públicos. A cidade conta com apenas um hospital, há lixo e entulho acumulados nas ruas e entrequadras e a falta de policiamento faz com com ela seja uma das mais inseguras do DF.

Como se não bastasse, nos últimos anos a falta de fiscalização permitiu o surgimento de dezenas de invasões onde vivem hoje quase cem mil pessoas em condições precárias. Algumas das áreas invadidas estão às bordas da represa do Descoberto, responsável pelo abastecimento de quase 60% do DF.

Pois esta situação pode piorar ainda mais. O GDF pretende disponibilizar áreas da cidade para a construção de casas populares do Plano Nacional de Habitação do Governo Federal. Com a aprovação, no ano passado, do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), a intenção é ceder terrenos também em Samambaia e Santa Maria.

A intenção foi divulgada pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, nesta segunda-feira (9/3), no encontro dos chefes de executivo do Centro-Oeste com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Cidades, Márcio Fortes, para tratar do programa.

A intenção do Governo Federal é construir 1 milhão de casas até 2010, das quais metade devem ser erguidas ainda neste ano. Para Arruda, além da diminuição do déficit habitacional no Distrito Federal – que chega a 100 mil moradias –, será possível o fortalecimento da construção civil, um setor tradicionalmente forte na oferta de emprego.

De acordo com Arruda, caberá aos estados e municípios a liberação de terrenos para que o programa seja iniciado de fato. “Também é fundamental a desburocratização das licenças ambientais, liberação de escrituras e facilidades de financimentos”, completou o governador. “Nós, do GDF, vamos considerar a redução de impostos e carga tributária para a população de baixa renda”, garantiu.

Além do governador José Roberto Arruda, participaram do encontro Blário Maggi (Mato Grosso), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e o vice-governador Paulo Sidnei (Tocantins). Goiás não enviou representante.



Fonte: Ceilândia.com e ClicaBrasília

Nenhum comentário: