domingo, 28 de junho de 2009

Vídeo: Como funciona a Oficina de Quadrinhos?

Clique no link a seguir e veja como funciona a Oficina de Quadrinhos que é realizada, sempre aos sábados, na Biblioteca Pública de Ceilândia. Veja:

YouTube


Fonte: Jornal SBT Brasília

Um comentário:

Mauro César Bandeira de Oliveira disse...

Objetivo Geral:
Ensinar a arte de desenhar histórias em quadrinhos e fazer animação em computador, visando a capacitação e a integração de jovens e adolescentes na comunidade e no mercado de trabalho.

Objetivos específicos:
Ensinar
como produzir uma história em quadrinhos bem como desenhos técnicos e cômicos, trabalhar com cores e animação em computador;
Proporcionar
condições para que os participantes se especializem na arte dos quadrinhos;
Mostrar
que através do desenho se adquire uma profissão integrando-se a comunidade e a atividades sócio-culturais, promovendo a auto-estima;
Promover
debates com temas ligados a realidade que contribuam para formação da cidadania;
Agregar
conhecimentos juntamente com cartunistas, desenhistas e ilustradores profissionais em quadrinhos, para que os alunos conheçam a profissão de perto além de todo o processo de criação e produção, com o intuito de criar incentivos o que motivará os participantes;
Capacitar
monitores na arte de ensinar as histórias em quadrinhos para que a oficina alcance outras cidades do DF.

Recursos Necessários:
A participação na primeira turma da oficina foi de 50 (cinqüenta) pessoas entre elas crianças, jovens e adultos. A soma dos quatro pólos é de cerca de 3.000 (três mil) alunos atendidos pelo projeto.
Todo o trabalho é desenvolvido por voluntários, tanto os professores quanto a coordenação. Além de universitários e artistas da cidade de Ceilândia. Para melhorar o aprendizado e expandi-lo a outras disciplinas, existe a pretensão de fazer parcerias com faculdades e universidades, no intuito de atrair profissionais de diversas áreas como editoração gráfica, letras, pedagogia, psicólogos, etc. Os profissionais ajudarão a trabalhar o aluno em tudo que ele precisar para que ele se desenvolva e alcance o objetivo do projeto, que é mostrar o desenho como profissão e ensinar cidadania.
Atualmente, a oficina acontece só na cidade de Ceilândia e está com as inscrições abertas para a 2ª turma. A expansão desse projeto é planejada pelos organizadores da oficina, pelo Projeto Mala do Livro da Secretaria de Cultura do DF e tem o apoio do Administrador de Ceilândia. As discussões giram em torno das várias formas de buscar apoio para concretizar todos os objetivos aqui propostos e realizar a cada semestre, novas turmas nas cidades aqui já citadas. Para isso, são necessários locais adequados com recursos e instrumentos apropriados às atividades desenvolvidas.
O trabalho da oficina de animação e quadrinhos é de grande importância, repercute na comunidade, modifica preconceitos e transmite valor social. Inclusive na mídia já houve repercussão. A oficina recebeu a visita de alguns veículos de comunicação, o que ajudou na divulgação dos trabalhos desenvolvidos trazendo cada vez mais interessados em saber o que é a oficina com o intuito de participar.

Material de consumo:
(incluir lista de material a ser usado nas oficinas com o devido custo)

Ambiente utilizado:
Espaço cedido pela administração da biblioteca pública Carlos Drumond de Andrade, na QNN 13, módulo B, Área Especial, Ceilândia Norte. A oficina acontece com material improvisado, mesmo assim, de acordo com as estruturas oferecidas, a primeira turma concluiu os trabalhos e os alunos receberam o certificado em dezembro de 2008.

Recursos humanos:
A oficina contará com (quantidade (?) professores (nível superior) e (quantidade (?) monitores (nível médio). A equipe da coordenação compõe-se: o autor do projeto professor licenciado, Mauro César Bandeira, o co-autor, professor licenciado Edmilson de Melo e Silva. Há também os colaboradores: profissionais de diversas áreas que auxiliam de alguma forma nas atividades e no processo de desenvolvimento e desempenho dos alunos. Tais como psicólogos, pedagogos, publicitários, artistas plásticos e desenhistas e jornalista.

fone: 61 3901-1360
Mauro César Bandeira