quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fiscalização na QNR

Sem o menor constrangimento, os moradores anunciam o venda dos lotes. Os terrenos foram entregues pelo governo em 2007, mas só podem ser vendidos ou alugados em dez anos. Mas muitos moradores compraram os lotes de quem foi beneficiado pelo programa habitacional do GDF.

O vigia Isac Milhomem mostra a promessa de cessão de direito assinada pela dona da casa. Ele conta que pagou R$ 10 mil pelo terreno. “Nós fomos passar esse documento no cartório de Ceilândia. Eu só tenho esse documento, porque ela disse que não podia passar o original para mim.”

Há ainda outros casos, como o de Haile Brito, que já é o segundo comprador do lote. Ele desembolsou R$ 38 mil. “Me aventurei. Paguei os R$ 38 mil, fui ao cartório, fiz a cessão de direito, fiz as procurações, reconheci a firmas. Eu estava seguro que era um negócio certo”, lembra o porteiro.

Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) fizeram uma fiscalização na manhã desta quarta-feira (3) nas QNR 03 e 05. Quem está irregular já foi notificado. “Eles têm 48 horas para sair normalmente do imóvel ocupado. Se não saírem, nós vamos remover as pessoas das casas que forem constatadas a infração”, afirma o presidente da Codhab, Jose Luiz Naves.

No Conjunto P da QNR 5 há 18 lotes. Depois de bater na porta de cada um dos moradores, o governo constatou que só uma casa não foi vendida. É onde mora a dona de casa Madalena Ferreira dos Santos, que já perdeu a conta de quantas propostas recebeu para vender a casa.

“Meu lote custa R$ 1 milhão até o final do ano. Isso não paga as lágrimas que eu derramei em lote dos outros. Esse lote não é meu, é dos meus filhos. Se quiser me pagar R$ 1 milhão, tem negócio. Caso contrário, fica para a eternidade no meu nome”, diz Madalena.

Os fiscais já visitaram 137 das 500 casas na QNR 05. Encontraram ilegalidades em 72. O trabalho continua durante a tarde. A Associação dos Notários e Registradores do Brasil informou que não tem como impedir as procurações e promessas de cessão de direito para pessoas que compram lotes entregues pelo governo.



Assista ao vídeo: CorreioWeb / Tv Brasília


Fonte: Rede Globo, ClicaBrasília e Jornal Local

Um comentário:

josi disse...

quero saber como fica a situação de quem compra lote na qnr?