sexta-feira, 19 de junho de 2009

Inscrições da Codhab serão reabertas

A auxiliar administrativa Valéria Cristina da Silva mora de aluguel com o marido e três filhos, na Vila Planalto, e há 10 anos está na lista de espera por um lote do Governo do Distrito Federal. “Aqui é impossível comprar uma casa, ainda mais para quem ganha dois salários mínimos, nunca vou conseguir, com tanto filho para criar”, lamenta.

Mas a dona de casa Áurea dos Santos, que se inscreveu há nove anos, menos tempo que Valéria, já conseguiu um lote. “Fui contemplada e estou alegre e minha filha também foi”, conta.

No ano passado, apenas 800 famílias foram beneficiadas. Este ano, foram 2.500. Com a sanção do Plano de Ordenamento Territorial, o GDF vai ter novas áreas para moradia em Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Varjão.



Por isso, depois de 12 anos, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional vai reabrir o cadastramento. Mesmo com 89 mil famílias já inscritas esperando a contemplação. “A preferência será dos antigos inscritos, esse novos também vão ter o privilégio, mas é bom que se diga que quem já está a 30, 40 anos no DF, vão ter preferência”, assegura o secretário de Habitação, Paulo Roriz.

Os critérios para o novo cadastro do programa são os mesmos. É preciso morar há mais de 10 anos no Distrito Federal, ter renda familiar de até 12 salários mínimos e nunca ter tido imóvel.

Especialistas em habitação disseram ao DFTV que cadastrar famílias ajuda o governo a saber quantas pessoas precisam de moradia e, assim, planejar os programas habitacionais. Mas eles alertaram: fazer o cadastro não garante lote nem casa, porque a demanda é muito maior que a capacidade de solução de qualquer governo.


Fonte: Rede Globo

Um comentário:

kyharinha disse...

PODEM ME INFORMAR , QUANDO SERÃO CONSTRUIDAS AS CASAS DA CODHAB NA CEILANDIA? DESDE JÁ AGRADEÇO.