terça-feira, 23 de junho de 2009

Polícia civil em greve

Se os moradores de Planaltina de Goiás precisarem registrar uma ocorrência policial amanhã, não conseguirão. Encontrarão fechadas as portas do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), onde atua a Polícia Civil. O mesmo acontecerá com a maioria dos moradores do Entorno do Distrito Federal — cerca de 800 mil pessoas — a partir de quinta-feira. Depois de a Justiça ter considerado ilegal a paralisação ocorrida entre 23 de março e 18 de abril deste ano, um recurso deferido em 2ª Instância pela Turma de Desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em 1º de junho, garantiu a retomada da paralisação desde ontem. Desta vez, os delegados também apoiam o movimento que pede aumento de salário e a contratação de mais profissionais via concurso público. O governo do estado vizinho indica que não vai ceder.

Dirigentes do sindicato da categoria se reuniram ontem com o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ernesto Roller, e não gostaram do que ouviram. “Ele nos disse que entende nossas reivindicações, mas que o governo não está disposto a dar nenhum reajuste”, conta Silveira Alves, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás (Sinpol-GO). “Por isso, em assembleia, decidimos protestar fechando as delegacias. Nos 19 municípios do Entorno, por exemplo, só haverá três centros de flagrante até a próxima segunda-feira, em Formosa, Luziânia e Águas Lindas”, completa.

Os 3,4 mil policiais em greve (agentes, peritos, papiloscopistas, escrivães e até delegados) pedem reajuste de 50% proporcional aos últimos cinco anos, o restante dos R$ 500 prometidos pelo Estado como subsídio em 2006, além de melhores condições de trabalho. “O que inclui a realização de concursos para recuperarmos os 6,5 mil policiais que tínhamos até 2000. O Estado abandonou a polícia”, reclama o sindicalista.

Indefesa no meio da briga, a população está preocupada. “Os bandidos não vão entrar em greve, muito pelo contrário”, aponta Genevan Pereira, 59 anos, dono de uma mercearia em Planaltina de Goiás. “Já fui assaltado três vezes em dois anos e sei que vai acontecer de novo. Com certeza os policiais merecem ganhar mais, mas colocar as pessoas em perigo com uma greve é uma maneira covarde de protestar”, opina. “Já vi tiroteio na minha rua e tive um vizinho baleado mês passado. A coisa está um caos”, conclui o morador da cidade de quase 100 mil habitantes que conta apenas com um agente cuidando das investigações a cada plantão.

“Atendendo e registrando ocorrência são dois ou três. E delegado é só um, eu mesmo”, relata o titular do Ciops da cidade, Aliomar Borges Correa. A unidade vai fechar amanhã por falta de pessoal. “Aqui, parece que estamos de greve constantemente com esse efetivo”, afirma o delegado. “Isso causa a triste situação de termos que escolher inquéritos para tocar. Na espera, estão mais de 1.400. A maioria trata de homicídios, latrocínios, estupros e outros crimes cujos autores estão livres”, relata Correa.

Há 240 policiais civis nas cidades do Entorno, enquanto, de acordo com o sindicato, seriam necessários ao menos mil para dar conta do trabalho. O Correio não conseguiu entrar em contato com a Secretaria goiana de Segurança Pública, que não publicou, aliás, sequer uma nota em seu site sobre a greve.



Fonte: Correio Braziliense, Rede Record e Rede Globo

Nenhum comentário: