quinta-feira, 11 de junho de 2009

Gangues fazem o que querem no P Sul

Quarta-feira, 10h30. Os irmãos Fernando Morais Durante, 19 anos, e Rafael Rogério Nunes, 21, conversavam em frente da casa onde moram, na EQNP 22/26 de Ceilândia, quando dois homens armados apareceram na rua e atiraram contra a dupla. Fernando levou três tiros: um nas costas, outro no ombro e um na coxa. Rafael levou só um tiro de raspão no rosto. Encaminhados para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC), não correm risco de morte. A tentativa de homicídio em plena luz do dia se soma a diversas ocorrências de violência que, de acordo com a Polícia Civil, são resultado de uma guerra entre gangues de quadras rivais do P Sul.

Levantamento do Correio aponta que pelo menos 10 homicídios ocorreram na região desde o início do conflito, há aproximadamente um ano. Só nos últimos 15 dias, duas pessoas foram assassinadas no P Sul. As desavenças envolvem jovens das QNPs 16, 20, 22 e 26 e têm como motivo o tráfico de drogas e roubos. "Os ataques não são aleatórios. Eles sempre vão a determinado lugar com um alvo certo em mente", destacou o delegado Saulo Ribeiro Lopes, da 23ª DP (P Sul). "Temos direcionado nosso trabalho para desarticular e prender os integrantes desses bandos. E posso afirmar que o cerco está se fechando sobre eles", acrescentou.

A polícia está atrás de Vagner de Almeida Silva, 22 anos, identificado como líder do grupo da QNP 26 e que atende pelo apelido de Lata. O rapaz já responde a 11 inquéritos policiais, inclusive por oito homicídios, e tem quatro mandados de prisão expedidos em seu nome. Ele também é acusado de ser o autor dos disparos que mataram Judiel Marques de Matos, 28 anos, na quinta-feira da semana passada. Na ocasião, a polícia conseguiu prender o comparsa de Vagner, Ruimar Gonçalves Pedrosa, 52 anos, que teria participado da execução.

Os policiais ainda procuram por Deivid Alexandre Peixoto, 25 anos, comparsa de Vagner e um dos principais fomentadores do conflito na região. Ele tem passagens por diversos crimes, inclusive homicídios. O delegado destacou que o rapaz já teve a prisão preventiva decretada. "Acredito que em breve teremos provas suficientes para prender os dois. Pedimos apenas que qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro deles entre em contato conosco por meio do 197", afirmou o delegado.

O crime desta quarta-feira (10/11) está diretamente ligada à guerra de gangues, segundo a polícia. Na semana passada, após a morte de Judiel, os agentes receberam informações de que Vagner estaria escondido na casa de Fernando, que seria amigo do acusado. Apesar de não terem encontrado o foragido, os policiais apreenderam na casa do jovem um colete à prova de balas e munições de calibre 12. Fernando acabou autuado por porte ilegal de munição. Ele também era o principal alvo do ataque efetuado ontem.

Segundo testemunhas do crime, não houve qualquer aviso antes dos disparos. Algumas pessoas estavam na rua, que conta com diversos comércios, e fugiram em busca de proteção. Os dois atiradores chegaram ao local a pé. "Levei um susto. Nunca tinha visto nada igual antes. Entrei para casa assim que vi o que estava acontecendo. Não sei quantos tiros foram disparados, mas com certeza foram mais de seis", detalhou uma das testemunhas. As balas não acertaram apenas os dois irmãos. Elas se espalharam pela vizinhança. Fizeram buracos em paredes e chegaram a danificar um Uno estacionado nas proximidades da casa das vítimas.

Após o crime, os dois atiradores entraram em um carro estacionado em uma rua adjacente e fugiram. A dupla estava foragida até o fechamento dessa edição. A população se sente refém da violência provocada pela guerra de gangues. Os homicídios que assombram o P Sul são comentados nas esquinas, bares e comércios da região. "Não temos paz por aqui. Tem dias que fico até com medo de sair de casa", contou uma senhora que preferiu não se identificar.

Os moradores acuados reclamam das ações dos bandidos, em especial de Vagner de Almeida Silva, personagem conhecido na vizinhança. "A polícia já chegou a pegar ele. O problema é que as testemunhas, por medo, não o reconheceram na delegacia e ele acabou voltando para as ruas", contou o comerciante, que teme a ação das gangues. "Não importa a hora nem o local para esses bandidos atacarem. Precisei colocar grades no meu comércio para me resguardar um pouco de tudo isso", desabafou um comerciante.



Fonte: Correio Braziliense e Rede Globo

17 comentários:

Anônimo disse...

acho que a policia deveria atuar mais pois este tal de lata esta se achando o dono do p sul se a policia tirasse ele de serculaçao o p sul teria mais paz .pois lugar de bandido e na cadeia .

Anônimo disse...

A polícia prendeu o lata, agora tem que prender os outros, pq na QNP 30 os bandidos também estão envolvidos com os da 26, eles são uma gangue só, as duas quadras, o Petrônio e o Vuca da 30 são os piores, acham que podem fazer o que querem por lá.

Anônimo disse...

precisam prender agora é o Gugu, o Petrônio e o Vuca, são todos iguais o Lata, mereçem fik atraz das grades

Anônimo disse...

Na minha opinião.
Cada um tem que cuidar da sua vida...
Ningué pode julgar ninguém...
Só quem pode julgar é Deus...
E é só ele que pode dá e tirar a vida...
Porém, cuidem da vida de vocês.
Porque Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua.

Anônimo disse...

É melhor cada um cuidar da sua vida....
Que assim, o mundo fica bem melhor...

Anônimo disse...

Quando pessoas dizem para cada um cuidar da sua vida ,quando envolvem bandidos ,assassinos de alta periculosidade e brincadeira parece que também são adeptos dos bandidos, acho que o P.Sul estar perdido, mas quem com ferro ferem com ferro será ferido, acho que isso ta na bíblia. Você pode ser a próxima vitima ou um parente seu desses maus feitores quero ver o que você vai falar.

Anônimo disse...

Por varias tentativas, vagne vulgo lata, agora ele conseguiu com muito esforço e dedicação fez seu primeiro suposto homicídio comprovado entre aspas, pois antes do transito em julgado ele e inocente (para os leigos ser sentenciado à prisão, ou seja, condenado acho que faz do poder judiciário de tolos, pois faz de seus processos de troféus)Provavelmente vai sair de novo e cometer mais chacinas( parabéns para o poder judiciário mostra sua competência ).

Anônimo disse...

GANGUES FAZEM O QUE QUEREM NÃO SÓ NO P SUL MAIS NO JUDICIÁRIO TAMBÉM

NA VERDADE, O HOMICIDA "LATA" ESTÁ PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMAS E O COMPARSA VÉI RUIMAR ESTÁ PRESO POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO
Quem manda menos, os BANDIDOS, a Polícia ou o Judiciário?

Anônimo disse...

É possível a Polícia Civil, atuante no P Sul, dar declarações plausíveis à População?
Porque essa desculpa de "brigas de gangues", "acerto de contas entre gangues", etc... Não
justifica tanta violência, até porque, a população está a mercê dos bandidos e a polícia SABEDORA
dos causadores dessa violência infreada, virou porta voz de bandidos. POLíCIA, que recebe o salário
provindo do pagamento dos meus impostos, façam o seu trabalho: prendam , investiguem e enviem
as provas concretas ao judiciário! Se não conseguem nada disso, então, PEÇAM PARA SAIR do serviço público!
POLÍCIA,que declara à mídia, quem são os causadores da violência, o que está faltando para
prender os bandidos? O problema é que eles estão exterminando a vida de qualquer pessoa. POLíCIA,por acaso
está esperando OS BANDIDOS invadirem a delegacia?

Anônimo disse...

ESSAS PESSOAS QUE FALAM ISSO P/CADA UM CUIDAR DA SUA VIDA PORQUE NÃO É ELES QUE PERDEU AMIGOS PARENTES E PESSOAS INOCENTES, IGUAIS ELES AMEAÇA, MATA, TIRA A VIDA DE QUALQUER UM ATÉ DO PRÓPIO PAI OU ATÉ MESMO DA MÃE.E NA MINHA OPINIÃO É QUE ELES TEM QUE PAGAR PELO QUE FIZERAM E TENTARAM FAZER.POR QUE UMAS PESSOAS DESSAS NÃO TEM RESPEITO NEM PELA SUA PRÓPIA VIDA, ACHO QUE ELES TINHA QUE CONHECER A DEUS E AÍ SIM ELES IRIAM PODER VIVER ENTRE A COMUNIDADE.MAS QUE DEUAS HA DE TOCAR NO CORAÇÃO DELES....

Anônimo disse...

A polícia não faz nada porque esses vagabundos acabam se matando entre si. Talvez se algum inocente morto fosse filho de um policial o problema poderia ser resolvido. Creio que esse tipo de problema só se resolveria se a segurança pública do DF fosse terceirizada, pois, um PM aqui por exemplo, ganha muito bem a nível de Brasil pra não fazer nada. No caso desse tal de lata, quase que a civil não prende ele, talvez o fizeram só porque a população estava cobrando sua prisão. E quanto aos outros que a população não conhece?

Anônimo disse...

O problema é sim de toda população, pois tem gente morrendo de graça, quem fala que não, é porque está envolvido com esses vagabundos, ou vocês não sabiam que bandido também tem acesso a internet hoje.

Anônimo disse...

Senhores acham que o problema não e da civil ou da PM sim do judiciário, que estes bandidos fazem das cadeias colônia de férias, daqui um dia estarão tudo solto de novo cometendo as mesmas barbaridades. Senhores do judiciário tenham vergonha não faça da Ceilândia um inferno. Se vocês não gostam da nossa cidade pelo menos vamos proteger as pessoas de bem.

Anônimo disse...

guerras de gangues pelo trafico?
so quem mora aqui sabe que nao e verdade.sao causadas na sua maioria por motivos futeis,"o disse... nao me disse", fiquei sabendo,dividas e porai vai. e as outras quadras,24,28,32. sao jovens que nao tem limites.

Anônimo disse...

TEM QUE PRENDE E OS LADROES DE CARROS TAMBEM ! JA NAO AGUENTO MAIS ! AQUI NA QNP 30 ELES FAZEM OQUE QUEREM COM OS CARROS ROUBADOS !! TODOS OS DIAS ELES ESTAÕ COM 1 OU MIAS CARROS ! ANDAM ARMADOS !SO TODOS MENORES ! AXHO QUE A LEI NAO PODE FAZER NADA !! E ELES PINTAM E BORDAM

Anônimo disse...

TAMBEM TEM UNS ADOLESENTES QUE ROUBAM CARROS MOTOS E COMERCIO ! TODO DIA AQUI NA MINHA QUADRA NA 30 ELES APARECEM COM CARROS ROUBADOS ! ELES VAO PRESOS MAIS NÃO DEMORA MUITO JA TAO SOLTO!ELES ANDAM ARMADOS !AGENTE LIGA PRA POLICIA A,AI A POLICIA VEM MAIS NUNCA ACHA NADA !ESTAMOS CANSADOS DISSO ! TODO DIA ELES APARECEM COM CORROS ROPUBADOS TODO DIA !QUEREMOS PODE ANDAR EM PAZ ! LONGE DESSES MELIANTES ! TINHA QUE FAZER UMA OPERAÇAO E COLOCAR ESSES MENORES INFRATORES PRESOS !!JA CHEGA !!

Anônimo disse...

POLÍCIA QUE PRENDE... ADVOGADOS BANDIDOS...JUDICIÁRIO QUE SOLTA....
POLÍCIA QUE PRENDE... ADVOGADOS BANDIDOS...JUDICIÁRIO QUE SOLTA....