quinta-feira, 18 de junho de 2009

Aumenta o nº de roubos e furtos de carros

Sair de carro e estacionar em local público é uma preocupação hoje em dia no Distrito Federal. “A gente deixa o carro, depois volta pensando que vai encontrar o carro e não encontra”, comenta uma motorista. Não é difícil encontrar histórias de pessoas que tiveram o carro roubado ou furtado. “Tive três carros roubados já, levaram som, roda, material que estava dentro, do irmão levaram o carro todo”, conta o técnico em informática Rafael Motinha.

A média diária de roubos e furtos de veículos vem crescendo no Distrito Federal. Em 2007, era de 24. Mas em 2008 passou para 27. E só nos cinco primeiros meses deste ano a média chegou a 31 carros roubados ou furtados por dia.

A maioria dos donos dos veículos roubados mora em Taguatinga, cidade preferida dos ladrões. Em seguida vem Ceilândia e em terceiro, Samambaia. Já na estatística de veículos furtados, o Plano Piloto lidera seguido de Taguatinga e Ceilândia.

No mês passado, o marido de Viviane Matos teve o carro furtado na Asa Norte. Dois dias depois, foi recuperado, mas, mesmo assim, a família mudou a rotina. “A gente não anda mais, mantém guardada, colocamos tranca, fizemos seguro”, advogada Viviane Matos.

De acordo com o delegado Moisés Martins, sete em cada dez veículos são recuperados. Mas o melhor mesmo é o cuidado para evitar a ação dos bandidos. “No caso do combate ao furto, colocar um sistema de travamento mecânico no câmbio e no volante e não deixar objetos dentro do veículo, no caso de roubo, sempre observar se tem pessoas estranhas por perto quando estiver chegando em casa ou saindo de um estacionamento, se tiver, deve chamar a polícia imediatamente”, aconselha o delegado.

O telefone da polícia é o 197. No roubo, o ladrão usa violência para levar o carro. Já o furto ocorre na ausência do dono do veículo.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: