quarta-feira, 17 de junho de 2009

Simuladão no Descoberto

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) fez uma simulação de atendimento a emergência com produtos perigosos no rio Descoberto, envolvendo um caminhão tanque transportando óleo diesel. Na ação, além do CBMDF, foram mobilizadas várias equipes, dentre as quais a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Defesa Civil, PMDF, Instituto Ambiental (Ibram) e Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). Na simulação, um caminhão de combustível teria caído na Bacia do Descoberto. O trabalho foi uma ação de como seria feito para evitar a contaminação do solo e da água. O Rio abastece 62% do Distrito Federal, o equivalente a 14 cidades.

O objetivo do exercício simulado é a integração e capacitação das equipes das diversas entidades participantes de Emergência que envolve produtos perigosos numa área de proteção ambiental.

Este é o 1º Exercício Simulado com Produtos Perigosos, realizado no Rio Descoberto. No treinamento, um caminhão-tanque, transportando óleo diesel, cerca de 35 mil litros de combustível, ao passar pela BR -070, em direção a Águas Lindas, perde o controle e cai no Lago Descoberto, vindo a derramar 30 mil litros. Nesse processo, ocorre a contaminação do manancial, a Caesb identifica a situação e aciona a Central de Atendimento e Despacho (CIADE), às 9h30, que avisa a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para irem até o local. Lá realizam um plano de ação a ser adotado para combater e conter o vazamento.

O 1º batalhão de Busca e Salvamento e Comando Operacional, sai do Lago Sul e chega ao local em 48 minutos, para avaliar a situação. Entram na água com mantas absolventes, colocam barreiras que isolam a área e começam todo o processo de instalações de bombas de sucção para retirada do óleo diesel. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a ação foi em tempo esperado e o derramamento ficou próximo às margens do rio. No total, foram sete carros de apoio e um helicóptero.

O comandante operacional do CBMDF, oficial Tarcisio, destacou que esse tipo de operação exige uma preparação, principalmente para não expor a equipe e as pessoas. Por isso, o local é evacuado. “Estamos simulando e tendo todo o aparato terrestre e aéreo do Corpo de Bombeiros. O tempo esperado, de 1h10, para contornar a situação foi alcançado. Depois viriam os técnicos da Caesb e Ibram para realizar o monitoramento da área contaminada”, enfatizou.




A barragem do Descoberto é o principal manancial do Sistema de Abastecimento de Água Potável do DF. Fornece água para Ceilândia, Taguatinga, Vivente Pires, Samambaia, Águas Claras, Riachos I e II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Guará I e II, Gama, Novo Gama e Santa Maria. São cerca de 1,2 milhão de pessoas atendidas. A estação elevatória bombeia para a rede de distribuição que fica entre Ceilândia e Taguatinga, onde é realizado o tratamento da água.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: