sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um ano de uma lei que valeu a pena

Depois de um ano, a Lei Seca apresenta resultados positivos no DF. O número de mortes em acidentes provocados por bêbados caiu. Mas, apesar do rigor, todos os dias são flagrados bêbados ao volante.



Um homem foi flagrado dirigindo bêbado nessa quinta-feira, dia 18, de madrugada na contramão depois de bater em um carro. Ele não conseguia encontrar os documentos na carteira e não tinha ideia de onde estava.

Desde junho do ano passado quem é pego dirigindo com qualquer concentração de álcool no sangue tem o carro apreendido, é multado em R$ 955 e pode perder a habilitação por um ano. Se a concentração de álcool for acima de 6 dg/l de sangue a infração passa a ser gravíssima e vira crime.

Nos últimos 11 meses, 3.521 motoristas foram autuados e 1.345 presos em flagrante. De acordo com o Detran, houve uma redução de 23% no número de acidentes envolvendo pessoas embriagadas. Um balanço do Ministério da Saúde mostra que o Distrito Federal teve a quarta maior redução no número de mortes entre as capitais do país durante o primeiro semestre da vigência da lei. Foram 56 vítimas a menos em relação ao mesmo período de 2007.

O governo quer reduzir ainda mais o número de vítimas no trânsito por causa da bebida. Por isso investe em campanhas educativas: encenações em bares e propagandas de impacto para sensibilizar os motoristas.

O Denatran estuda mudanças nos procedimentos de autuação dos condutores flagrados dirigindo bêbados. Pode haver mudanças na ação dos agentes quando o motorista se recusa a fazer o bafômetro.

O chefe de fiscalização do Detran comemora os resultados da lei, mas acredita que ela pode ser aperfeiçoada. “Fazer a apreensão do carro, independente de ter alguém para conduzir ou não e aumentar o valor da multa. Talvez isso fosse mais eficiente no primeiro momento”, afirma Silvaim Fonseca.

Para Silvaim Fonseca, um pouco mais de rigor pode evitar cenas constrangedoras nas blitze. Sete pessoas foram autuadas por embriaguez em Ceilândia na madrugada de hoje. Os carros foram apreendidos e três motoristas presos.



Fonte: Rede Globo e Correio Braziliense

Nenhum comentário: