domingo, 21 de junho de 2009

Laudo técnico demorará 30 dias

Na manhã deste sábado, dia 20, Clarinda da Silva chegou em casa depois de passar à noite em um hotel. Da janela observou o motivo do transtorno: a construção do prédio vizinho. Na tarde dessa sexta-feira, dia 19, ao chegar do trabalho, teve que sair as pressas.

“Quando vi os bombeiros e os moradores do lado de fora, confesso que fiquei bastante nervosa”, conta a funcionária pública Clarinda da Silva.

No momento do acidente, os funcionários da obra faziam uma escavação para construir um muro que dividiria os dois prédios. Foi quando a terra cedeu. Três homens foram soterrados. Um cano da rede de esgoto se rompeu e a calçado deste prédio teve rachaduras.

“O susto foi muito grande. Eu estava sentada na sala quando ouvi os gritos de socorro”, lembra a cabeleireira Taís de Souza.

Por precaução, os moradores tiveram que sair. Mas às 21h, com a ajuda de um topógrafo, a Defesa Civil concluiu que a estrutura do prédio não havia sido afetada. Mesmo assim, teve gente que preferiu dormir fora de casa. A síndica conta que enfrentou o medo e ficou, mas avisa que vai ficar de olho no andamento da obra já que não foi o primeiro problema.

“A gente vai cobrar mais da obras, porque estamos passando por muitos transtornos, por exemplo, falta proteção, objetos que caem da obra: tábua, pedras, só que não tinha proteção”, afirma a síndica Elisabeth Santos.

Hoje, os funcionários da construtora consertaram o encanamento e recolocaram a terra que havia desabado. Antes de recomeçar a escavação para construir o muro vão colocar estacas de concreto. De acordo com a Defesa Civil, por enquanto, não foram descobertas irregularidades.

“Parte do terreno está adequada. Mas a obra ainda vai passar por alguns acertos de engenharia para que ela possa, realmente, retomar a obra que estava sendo feita no local”, explica o major Allan Araújo, da Defesa Civil.

A Polícia Civil tem 30 dias para apresentar um laudo técnico sobre as causas do acidente.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: