sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eles são vencedores

O bicampeão da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos, conquistou nesta quinta-feira a primeira colocação dos 10 mil metros da 2ª Etapa do Troféu Brasil de atletismo, no Rio de Janeiro. Além da medalha de ouro, Marílson também alcançou o índice para o Mundial de Berlim, na Alemanha, e superou o recorde da prova de 28min21s38 que pertencia ao próprio corredor desde 2004. Damião Ancelmo de Souza e Daniel Chaves da Silva ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.

Marílson dos Santos marcou o tempo de 27min58s83, enquanto o segundo colocado marcou 28min41s64 e o medalhista de bronze obteve o tempo de 28min49s42. O índice mínimo da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) para a prova era de 27min59s50.

"Estou muito feliz com o resultado. Foi a primeira vez que competi no Engenhão, após os Jogos Pan-Americanos. Esperava fazer uma boa prova e bater o recorde da competição, além de ajudar minha equipe na pontuação do Troféu Brasil. Terminar os 10.000 m abaixo dos 28 minutos, no Brasil, mostra que a prova foi muito forte", disse o atleta, que já havia garantido o índice para a disputa da Maratona no Mundial.




Campeã

A fundista Cruz Nonata da Silva, piauiense de Teresina, atleta do Clube BM&FBOVESPA, foi a primeira campeã do Troféu Brasil de Atletismo, nesta quinta-feira, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Com sol, mas uma temperatura amena, Cruz correu os 10 mil metros em 33min02s65, à frente de Luzia de Souza Pinto, da Rede, com 33min06s10, e de Sueli Pereira da Silva, do Jatai, com 34min18s22. Campeã e vice garantiram vaga para o Sul-Americano de Lima, Peru, de 19 a 21 deste mês.

Luzia correu na frente desde o início, mas marcada o tempo todo por Cruz. As duas chegaram a abrir boa vantagem sobre as demais competidoras. Na última volta, num sprint, Cruz ultrapassou para vencer a corrida.

Cruz, de 35 anos, 1,59 m e 45 quilos, vive em Brasília - treina em Ceilândia com o técnico José Alessandro da Silva - e este é o segundo Troféu Brasil em que compete. "No ano passado, eu fui segunda colocada nos 10 mil metros. Esse ano, o meu objetivo era ser a primeira. Trabalhei para isso. Eu dizia para mim mesma: 'vou ganhar este troféu'." Cruz foi levada para as corridas pelo irmão Domingos Nonata da Silva. Antes do atletismo jogou futebol, por dois anos, em Teresina. A fundista é mãe de José Alessandro, de 15 anos, e Alexandra, de 13.



Fonte: UOL Esporte, Maratona.com, WebRun e Correio Braziliense

Nenhum comentário: