quarta-feira, 24 de junho de 2009

Solidariedade com a ajuda de cavalos

Pedro Vinícius Oliveira tem 10 anos e só aprendeu a falar três palavras: Papai, mamãe e cacaca. As mais importantes de sua vida. Cacaca é como Pedro chama os cavalos e as éguas. Ansioso, o menino de olhos verdes monta no animal e logo o sorriso começa a brotar em seu rosto. Para frente, para trás, de um lado para o outro, para cima e para baixo. Os movimentos que o animal proporciona ao praticante são uma terapia. A cena se repete todas as tardes de terça-feira no Instituto Cavalo Solidário, localizado no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Ceilândia. No local, 50 meninos e meninas portadores de necessidades especiais desenvolvem o corpo e a mente e interagem com as pessoas a partir da equoterapia.

O instituto tem oito cavalos treinados e atende crianças carentes de 3 a 14 anos, oriundas de escolas públicas. Os praticantes da equoterapia não pagam nada para ter as aulas e frequentam o local uma vez por semana. A atividade dura 30 minutos e, nesse período, a criança faz cerca de 1,8 mil repetições de movimentos a partir do passo do animal. Os exercícios influenciam diretamente no processo de reabilitação da meninada. Pedro tem um atraso psicomotor no desenvolvimento. Quando quer alguma coisa, demonstra às pessoas com gestos.

Mesmo diante da deficiência, o menino anda de um lado para o outro e acompanha com desenvoltura o passo da égua chamada Luna. Quem olha para Pedro não imagina que um dia ele foi tetraplégico. Segundo a coordenadora do Instituto Cavalo Solidário, Cíntia Leal, em quase dois anos de terapia com cavalos, o garoto apresentou melhoras em relação ao equilíbrio e à interação. “Mesmo não falando, ele interage com o cavalo e responde aos estímulos”, contou a coordenadora.




O pai de Pedro, o eletricista José Edivonir Oliveira, 43 anos, conta que o filho sabe quando chega a hora de ir para o haras. “Quando eu saio do serviço e piso em casa mais cedo, ele já se arruma porque sabe que vai sair. Ele gosta muito de montar”, observa. A ideia de atender crianças carentes nasceu em 2003, quando um grupo de profissionais da educação decidiu aproveitar o espaço de 32 hectares do haras. “Queríamos dar a ele uma função social”, explica o diretor administrativo do instituto, Alberto Polo Pereira. Atualmente, cerca de 50 crianças estão na fila de espera para praticar equoterapia.

A professora Lilian Alaine Mendes de Oliveira, 33 anos, não perdeu a oportunidade. A filha Lorena Monique, de 13 anos, tem paralisia cerebral. Com ajuda de uma mediadora e auxiliares laterais, a adolescente monta no cavalo chamado Picolé. A mãe destaca os benefícios que a equoterapia trouxe para Monique. “Ela é muito feliz. Montar faz muito bem a minha filha”, resume Lilian.

Segundo Alberto Pereira, a intenção é aumentar para 350 o número de crianças que participam das aulas. O instituto atende ainda cinco jovens da rede pública indicados pela escola por apresentar desvio de conduta. Aos fins de semana, eles têm aulas de equitação e tiram lições de respeito ao próximo e aprendem a conviver em sociedade.



Fonte: Correio Braziliense

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