domingo, 14 de junho de 2009

Transmissão digital não atinge todo o DF

A TV digital estreou em Brasília há um mês, mas nem todo o Distrito Federal está tendo acesso à nova tecnologia. Como a torre definitiva só vai ficar pronta no ano que vem, as emissoras tiveram que instalar os equipamentos provisoriamente para não deixar a cidade excluída da novidade, que chegará a todas as capitais até o fim do ano, segundo o Ministério das Comunicações. Mas o sinal não abrange todo o DF. Uma das explicações é que não compensa fazer grandes investimentos em uma base temporária. Em 2010, quando a estrutura que abrigará todas as emissoras estiver concluída, aí sim todo o DF estará incluído.

Por enquanto, a TV Globo é a única emissora privada que iniciou as transmissões usando a tecnologia. O sinal está no ar desde 22 de abril, chegando ao Plano Piloto, parte de Taguatinga, Guará, Cruzeiro e Sudoeste. Esse é o caminho percorrido pelas ondas que saem da torre instalada no Grande Colorado até o Plano. A região alcançada pela onda é a prioridade para a recepção do sinal no primeiro momento. A Record pretende estrear até o fim do semestre o sinal digital, que deve atingir parte de Águas Claras, Sudoeste e, talvez, Taguatinga, segundo o gerente-técnico da rede, Silas Adauto.

“Mesmo sendo provisório, queremos fazer algo um pouco melhor. A diferença é que determinados telespectadores que estão mais próximos (às antenas de transmissão) vão ter facilidade para captar o sinal até com antena interna”, explica. “A TV digital é um processo. Estamos apenas na primeira etapa. A gente começou com a implantação dos sites principais, mas quando estivermos com a TV digital completa, teremos um alcance bem maior do que temos hoje”, pondera.

Segundo o gerente-técnico do SBT, Fernando Matos, como as transmissões estão ocorrendo em caráter provisório, há limitação em relação à antena. “A cobertura está prevendo o Plano Piloto. Quando entrar a torre nova, alta, e com 100% de potência, vamos contemplar todas as encostas de Taguatinga, parte baixa da Ceilândia e todo o DF”, afirma. A emissora pretende iniciar as atividades em sinal digital no fim do primeiro semestre ou até agosto, no máximo.

Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, chama a atenção para alguns cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar os conversores necessários para que um televisor comum possa captar o sinal digital. “O aparelho tem de ser adequado ao padrão brasileiro. A pessoa tem que ter certeza que vai funcionar aqui”, alerta. Por isso, a dica é optar sempre por lojas e sites conhecidos. “É preciso ter a garantia de que o consumidor pode devolver o conversor se ele não funcionar”, observa.

Para algumas emissoras, porém, os testes dos equipamentos determinarão as regiões fora do Plano Piloto onde será possível assistir à TV digital. “Temos que fazer os testes. Eles é que vão mostrar a necessidade de instalar repetidores em áreas onde o sinal não chega”, explica o gerente-técnico operacional da Rede Bandeirantes em Brasília, Alexandre Vila. Ele acredita que as áreas cobertas pela Band serão as mesmas da Globo. Vila ressalta que os contêineres já estão instalados no Colorado e as antenas e as linhas de transmissão ficarão prontas nos próximos 10 dias. Só vai ficar faltando o transmissor, cuja instalação depende do aval da matriz da emissora, em São Paulo.

O analista de sistemas Rodrigo Silveira Rocha Fraga ficou decepcionado ao saber que, por enquanto, não poderá ter acesso à nova tecnologia em Vicente Pires. Mesmo assim, ele quer comprar logo o conversor. “No dia que estreou, fui correndo para a loja. Só não comprei porque o modelo que eu queria, e que estava com preço bom, tinha acabado”, diz. Recentemente, ele adquiriu uma tevê de LCD, já pensando em desfrutar da boa imagem que o sinal digital proporcionará. “Tinha a opção de comprar a tevê já com o conversor embutido, mas vi que não valia a pena, pois o equipamento não oferecia diversos recursos que estão disponíveis nas opções que estão no mercado”, comenta.



A torre de TV digital do Distrito Federal ficará pronta em 10 meses. Depois de tantas idas e vindas, que chegaram até a suspender os investimentos previstos para a construção do empreendimento em março, por causa da crise, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, garantiu que o monumento estará concluído e será inaugurado em 21 de abril de 2010, na comemoração dos 50 anos de Brasília. Segundo o secretário de Obras, Márcio Machado, não há mais nenhuma amarra que impeça a construção da torre e os serviços devem começar rapidamente. “A licença ambiental já foi aprovada e as obras terão início muito em breve”, afirma.

Os R$ 64 milhões que serão investidos na obra virão da Terracap, a partir de recursos oriundos de vendas de terrenos. Antes, o aporte para o empreendimento estava atrelado à Fonte 100, do Tesouro do GDF, que depende de arrecadação de impostos. “Agora, é acelerar o processo porque o prazo é apertado”, reconhece Machado.

Segundo Silvestre Gorgulho, secretário de Cultura, o terreno já está sendo limpo. “A torre de TV será o grande marco do cinquentenário de Brasília. Estive com o Niemeyer recentemente e ele me disse que, quando a torre estiver de pé, virá aqui para ver”, conta. A empresa Mendes Júnior foi a vencedora do processo de licitação. A área onde será construída a torre definitiva tem 6 mil metros quadrados. Desenhada por Oscar Niemeyer, a torre da TV digital do DF terá 120 metros de altura.

Mas os brasilienses quase ficaram excluídos da TV digital este ano. Depois que a inauguração da torre definitiva foi adiada para 2010, as emissoras haviam anunciado a construção de uma torre provisória em conjunto para garantir o lançamento das transmissões da TV digital em 21 de abril, no aniversário de 49 anos da cidade, mas a crise acabou cancelando os planos. Foi feita, então, uma solução provisória. A Globo iniciou a transmissão em sinal digital em 22 de abril, a partir da torre da CEB, que também será usada pela Bandeirantes. A TV Brasília usará a torre da TV Câmara. SBT e Record, por sua vez, também são canais adjacentes, mas serão instalados na torre atual de TV.




As transmissões para parte de Ceilândia estão programadas para acontecer até o final de 2009.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: