quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Portal Atitude e Periferia Criativa

O site da ONG Grupo Atitude está reformulado. Para visitá-lo e verificar os diversos projetos oferecidos pelo "Atitude" visite o site: Grupo Atitude

Lá é possível ver a notícia de inscrições para o Cine Periferia Criativa 2008:

O Cine Periferia Criativa é um festival de videoclipes que abrange vídeos de todas as vertentes musicais. A inscrição poderá ser feita pelo mesmo site, e, a entrega dos vídeos funciona da mesma forma que os filmes para exibição. A única diferença é: o festival de filmes com temas ligados a periferia não tem premiação.

Já que os jovens das periferias das grandes cidades brasileiras não têm condições (R$) de ir ao cinema, o audiovisual começa a freqüentar essas áreas carentes de cultura, lazer e educação, mas ricas em linguagens e tentativas. Isso, diga-se de passagem, em todos os lugares do País.

Agora, esse movimento chegou também ao nosso quintal. Uma parceria da Central Única de Favelas do Distrito Federal (CUFA) com o SESC/DF promove o projeto Cine Periferia Criativa Itinerância, cujo objetivo maior é democratizar o acesso à produção audiovisual e incentivar a participação de produções nacionais.

O movimento começou no mês passado e vai até outubro. Funciona assim: de 15 em 15 dias, será realizada a apresentação de filmes nacionais e estrangeiros para as comunidades das diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal. A primeira edição foi realizada no dia 12 de julho, no Jardim ABC, próximo a São Sebastião. Depois, no Recanto das Emas. O Cine Periferia chegou dia 23 de agosto em Itapoã; em setembro vai para o Arapoanga e Fercal; em outubro em Santa Maria e Varjão. Além de mais três cidades do Entorno: Luziânia, Cidade Ocidental e Águas Lindas.

Os filmes, licenciados pelo SESC-DF, são exibidos das 19h às 22h, para adultos e crianças em espaços comunitários. Durante três horas, o público tem a oportunidade de assistir curtas e longas metragens com duração que varia de 8min a 1h30min. Após a exibição dos vídeos, os técnicos da CUFA e do SESC-DF abrem espaço para debates sobre os temas transversais abordados nos filmes.


Para ter seu vídeo inscrito no festival Cine Periferia Criativa, clique aqui.

Fonte: Grupo Atitude

Nenhum comentário: