quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Momentos de pânico

Os moradores do Setor Guariroba, em Ceilândia, viveram momentos de pânico na manhã desta terça-feira (23/09). Eles foram surpreendidos com rajadas de tiros na porta de suas casas. Os disparos foram realizados por volta das 11h. Cinco homens a bordo de um Corsa de cor preta se aproximaram de um grupo de jovens que conversava em frente a um lote no Conjunto P da QNN 22 e, sem dizer uma palavra, descarregaram uma pistola .380. Os tiros atingiram dois jovens, ambos estão fora de perigo.

As vítimas conversavam na frente do Lote 24 e, ao perceber a chegada dos estranhos, se esconderam embaixo do Fiat Palio (AOV 6086/PR) que estava estacionado na porta 24 do Conjunto P. Mesmo assim, as balas acertaram as costas e a mão de Rafael Siqueira de Araújo, 21 anos, e Uires Nonato Vieira da Silva, 19, respectivamente. A ação, segundo eles, durou pouco mais de dois minutos. "Foi muito rápido. Não deu para ver o rosto de ninguém", lembra Uires.

Os jovens não sabem por que foram alvo de um atentado. Rafael e Uires são moradores do Setor O. Já Guilherme Rodrigues dos Santos, 19, reside em Santo Antônio do Descoberto. Eles contaram que estavam de passagem. Foram visitar um amigo que mora na Guariroba e quase acabaram mortos. Mas a polícia descarta a hipótese de os criminosos terem errado de alvo.

De acordo com o delegado de plantão da 23ª Delegacia de Polícia (P Sul) Saulo Ribeiro Lopes testemunhas contaram que viram os três rapazes saírem momento antes do tiroteio na Casa 22 do Conjunto N, onde foram encontradas uma escopeta calibre 12 e um revólver .38, em seguida ao crime. Lá, havia seis adolescente no momento da batida policial. Um de 17 anos confessou ter matado um homem e ferido outro no sábado na QNP 22/26.

Anderson Gonçalves da Silveira, 29, recebeu 19 tiros nas costas. Ele passeava pelo Área Especial H por volta das 8h50 com o amigo Paulo Henrique Pereira da Silva, 28, quando um Palio de cor cinza com três homens dentro se aproximaram deles e efetuaram vários disparos. Os dois tentaram se esconder num beco, mas foram atingidos. Anderson morreu a caminho do hospital de Ceilândia. Mesmo ferido com dois disparos nas costas, Paulo sobreviveu.

Coincidentemente, o carro que serviu de escudo para os três jovens e que ficou crivado de balas também é um Fiat Palio e de cor cinza. O veículo foi atingido com 16 tiros. Os jovens feridos nesta terça foram socorridos no hospital a bordo dele. Ao avistar a polícia na rua onde estavam os menores apanhados com as armas, o motorista abandonou o veículo na entrada do conjunto. "Aqui há uma guerra de gangues da QNN 22 (Guariroba) e da QNP 26 (P Sul)", disse um policial militar do 8º Batalhão da PM que pediu para não se identificar. "Confirma isso com o delegado, que ele sabe", orientou.

"Nós trabalhamos com essa hipótese. Mas não podemos afirmar isso no momento. Nossos agentes de investigação estão nas ruas", disse o delegado-adjunto da 23ª DP, Plácido Sobrinho. Plácido também investigará se o caso tem a ver com disputa por pontos de drogas. Os dois menores foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) na Asa Norte. Eles ficarão à disposição da Vara da Infância e da Juventude (VIJ).


Fonte: Correio Braziliense, Jornal Coletivo, Jornal de Brasília, ClicaBrasília e Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: