quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Equoterapia

Trinta e três crianças carentes de várias cidades do Entorno vêm recebendo o benefício da Equoterapia – método terapêutico que utiliza o cavalo para ajudar crianças e adultos com problemas físicos e psicológicos – por meio do Instituto Cavalo Solidário, localizado em Ceilândia.

O atendimento é gratuito e recomendado em casos de paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, psicoses infantis, dificuldade de aprendizado, dentre muitas outras patologias.

De acordo com Alberto Polo Pereira, diretor administrativo e financeiro do instituto, a terapia se baseia na atividade de caráter disciplinar devido ao andar do animal. “O cavalo estimula o sistema nervoso do paciente só pelo seu modo de andar. O movimento, repetido 1.800 vezes pelo cavalo, é transmitido para a pessoa que está em cima dele. Assim, um paciente que tem, por exemplo, problemas com músculos flácidos, vai receber 1,8 mil estímulos pelo corpo” explica.

Como benefícios físicos podem ser destacados o desenvolvimento do equilíbrio, da noção de espaço e postura, tonificação da musculatura e melhorias na voz e na pronúncia de palavras em função da respiração correta que é trabalhada. Como psicológicos, podem ser citados o aumento da auto-estima, da confiança e da autonomia, o desenvolvimento da sociabilidade e a diminuição da agressividade e da intolerância à frustração.

Para poder se submeter à equoterapia, o paciente deverá passar por uma série de análises de ordem física e psicológica. “A vantagem é que o paciente acaba gostando de andar a cavalo e não vê a consulta como um desafio”, conta Pereira.


Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: