sábado, 20 de setembro de 2008

Comércio pede segurança

Há uma semana, a farmácia de Ceilândia que foi vítima do bandido Roger do Arte foi assaltada de novo. Dois homens levaram R$ 180.

Um funcionário que prefere não se identificar, conta que muitos colegas se sentem inseguros de trabalhar na região. “Depois do acontecido, os funcionários ficam sem querer ir trabalhar, com receio de voltar a acontecer. É difícil lidar com o emocional do funcionário”, revela.

No dia 20 de agosto, Roger Duarte invadiu a farmácia e rendeu sete funcionários. Depois de mais de cinco horas de negociação, a pedido do assaltante, um carro foi deixado na entrada da farmácia. Roger disparou contra os policiais. O bandido morreu com um tiro na cabeça.

Depois do assalto do mês passado, alguns funcionários foram transferidos para outras lojas da rede. A atendente que ficou como refém ainda não voltou a trabalhar.

Para melhorar a segurança em Ceilândia, a associação comercial da cidade quer instalar um sistema de comunicação direto com a Polícia Militar. “Se acontecer uma ocorrência, em vez de esperar acabar o problema e ligar para o 190, vai ter um aparelho dentro do estabelecimento, num ponto estratégico. A pessoa vai acionar o equipamento e, automaticamente, vai para o oitavo batalhão que acionará a viatura mais próxima daquele estabelecimento”, explica o presidente da associação, Ronaldo Vinhal.

Quem anda pela QNM 18 acha que o policiamento na região pode melhorar. “ Tem muita bandidagem, muita criminalidade por aqui”, diz um morador da área. “Precisa de uma segurança maior para a comunidade”, completa outro homem.

O chefe da comunicação da PM garante que não falta policiamento. O coronel diz que, nos horários de abertura e fechamento do comércio, a polícia faz rondas táticas. E pede que os comerciantes não deixem de registrar as ocorrências.

“Quando o cidadão não registra, não temos como identificar quais são os locais que precisam de policiamento. É necessário que toda e qualquer ocorrência seja registrada na delegacia ou no site da Polícia Civil”, orienta o coronel Civaldo, chefe da Comunicação Social da PM.



Parece que o recente posto policial que foi inaugurado nestes dias não está dando conta do recado. Nem mesmo os vendedores ambulantes estão sendo controlados na região.



Em tempo: Crime no P Sul

Testemunhas contaram que um Fiat Pálio de cor prata, se aproximou e três homens começaram a disparar contra Handerson Gonçalves da Silveira, 29 anos. Ele e o amigo Paulo Henrique Pereira, 28 anos, foram atingidos.

O primeiro morreu na hora, com 18 tiros nas costas e um no peito. Paulo foi atingido no abdômem. Ele foi levado ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam) e encontra-se em estado grave. A polícia não tem pistas dos suspeitos.


Fonte: Rede Globo e ClicaBrasília

Nenhum comentário: