quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Muitos imigrantes

Pesquisa publicada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais da metade dos moradores do Distrito Federal são imigrantes. O percentual exato é 51,4%. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o DF e o Estado de Roraima são as duas unidades federativas do Brasil que têm mais imigrantes do que população originária própria.

Um exemplo disso é o dono da carrocinha de cachorro-quente Gildecy Ferreira, 32 anos, que veio para Brasília com a família quando tinha apenas quatro anos de idade. Nascido no Piauí, ele conta que seus pais resolveram vir para a capital à procura de boas condições de vida e em busca de um bom emprego.
“Aqui é um bom lugar para se viver, é uma cidade fácil de arrumar emprego e de conseguir subir na vida. Acredito que a maioria dos imigrantes vêm em busca disso”, diz. O Distrito Federal tem um total de 2,44 milhões de habitantes, e seus imigrantes vêm de estados como Minas Gerais, com 222 mil migrantes; Goiás, com 181 mil; Bahia, com 143 mil; e Piauí, com 127 mil.

Boa parte dos imigrantes que vieram morar na capital federal são daqueles que já estão na cidade desde a construção recente de Brasília, que foi inaugurada em 1960. Muitos deles consideram Brasília como sua cidade natal.
A psicóloga Maria Selma Mendonça, 68 anos, é um desses casos. Ela é de Belo Horizonte e mora no Distrito Federal desde 1965. “Amo essa cidade e só pretendo sair daqui quando eu morrer. Várias amigas minhas e familiares vieram morar aqui na época em que Brasília foi criada, e todas nós a consideramos nossa cidade natal”, conta.


Fonte: ComuniWeb

Nenhum comentário: