quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Jovem de Expressão

Pesquisa da Confederação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux, realizada pelo Sebrae/CTI, aponta que, apenas no ano de 2005, o setor de eventos culturais gerou mais de 276 mil empregos diretos e cerca de 653 mil indiretos. E continua em plena expansão.

Quem assiste a um evento cultural, seja um show musical ou um desfile, não sabe quanto trabalho dá para organizá-lo. É um tal de montar palco, testar o som, carregar caixas e, depois do fim do evento, lá vem trabalho de novo. É quando a equipe tem que desmontar equipamentos, pagar os profissionais que deram duro para deixar tudo perfeito e prestar contas para quem contratou os serviços. Um trabalhão daqueles.

Claro que, para que tudo saia como o esperado, é preciso ter organização e profissionais preparados para encarar qualquer imprevisto durante a festa. Pensando nisso, o Jovem de Expressão – programa social do Grupo CAIXA SEGUROS – está convidando os jovens das comunidades de Ceilândia e Sobradinho II a participar de um curso de produção de eventos culturais. O curso será coordenado pelo Grupo Azulim, uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha há mais de 12 anos com projetos de inserção social e divulgação da cultura no DF. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, durante os meses de setembro a novembro, e os alunos receberão material didático e todo o apoio necessário para ingressar nesse novo ofício.

O curso é interativo, misturando teoria e prática ao mesmo tempo. Ou seja, durante o período em que estiverem em sala de aula, os 20 alunos selecionados pela coordenação do programa terão de organizar nada menos do que sete eventos em sete escolas públicas de Ceilândia para eleger os semi-finalistas do concurso “o casal negro mais bonito de Ceilândia”. As provas de fogo servirão para eles se prepararem para o grand finale. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, os futuros profissionais organizarão o evento “Raízes de Ceilândia, Expressão da Diversidade”. Lá, todos conhecerão os finalistas e poderão curtir várias apresentações musicais. O objetivo é valorizar a igualdade racial por meio da arte, da cultura, da educação e do esporte.

O curso de produção de eventos culturais acontecerá toda 4ª e 6ª feira, das 16h30 às 18h, entre os dias 24 de setembro e 19 de novembro. Ainda há vagas para os interessados em participar.

O show “Raízes de Ceilândia, Expressão da Diversidade” será realizado no dia 20 de novembro, a partir das 14h, na Praça do Cidadão.

Mais informações podem ser obtidas com Marcelo Fernandes, pelo telefone 9123-5177.


Fonte: Ceilândia.com e Emprego & Educação (Tv Brasília) de 23/09/08

Nenhum comentário: