terça-feira, 30 de setembro de 2008

Opinião: prévia do Candangão 2009

Brasília e Luziânia farão no próximo final de semana a final da 12ª edição da Segundona do DF, o Campeonato da 2ª Divisão do Futebol Profissional. Mais importante do que o próprio título da competição em disputa é o fato de que os dois clubes estão de volta à elite do futebol candango. O Brasília volta depois de seis anos de ausência e oito títulos da 1ª divisão no currículo - apenas o Gama tem mais títulos que o clube. Já o Luziânia volta depois de um ano de ausência e uma fracassada participação na Série C de 2006. O título tem, sim, um valor histórico, mesmo que ambas as equipes já tenham conquistado o objetivo mais importante.

Já é possível até fazer uma prévia do próximo Candangão. Brasília e Luziânia vão juntar-se a Brasiliense, Gama, Dom Pedro II, Ceilândia, Brazlândia e Legião têm potencial para fazer uma competição de alto nível, com maior equilíbrio entre as equipes do que nas edições anteriores e com mais investimentos dos clubes. O Brasiliense vai lutar pelo hexacampeonato. O Gama quer por quer conquistar o título depois de um jejum de cinco anos e a oportunidade de voltar a jogar no Bezerrão, perto da sua torcido. Ceilândia, Dom Pedro II e Legião querem se firmar como novas forças do futebol candango. Brazlândia, Brasília e Luziânia querem se manter na elite e também buscar seu espaço no futebol local, depois de altos e baixos nos últimos anos.

O sistema de disputa para o Candangão 2009 não foi anunciado ainda, mas é quase uma unanimidade que o sistema de pontos corridos não foi bem aceito pelos torcedores e também por boa parte dos dirigentes. Em conversas de bastidores, a Federação sinaliza com um sistema de disputa diferente. As equipes jogam entre si em turno e returno. As quatro primeiras equipes classificam-se para a segunda fase, um quadrangular com jogos de ida e volta. Os dois primeiros nesse quadrangular fazem a final em duas partidas, ida e volta. Similar às edições do Candangão de 2005 e 2006, acrescentando a final.

Se a Federação Brasiliense de Futebol conseguir promover a competição, se a televisão e o GDF entrarem como parceiros, se os clubes investirem e se os torcedores comprarem a idéia, certamente teremos o melhor Candangão de todos tempos, tanto na qualidade técnica das equipes, como na qualidade e organização da competição.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: