segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bicicletas de aluguel

Para gerar mobilidade urbana e contribuir com a diminuição de carros nas ruas, o governador José Roberto Arruda anunciou nesta segunda-feira (22) a construção de 90 quilômetros de ciclovia e 52 estações de aluguel de bicicletas no Distrito Federal nos próximos seis meses. O anúncio foi feito durante o seminário “Na cidade sem meu carro”, promovido pelo Ministério das Cidades.

O GDF investirá R$ 4,9 milhões na construção dos 90 km de ciclovia. “Trata-se de uma mudança cultural importante. Já construímos 42 km de ciclovia, temos mais aproximadamente 90 km em licitação, além da experiência ousada que é a bicicleta de aluguel, como foi feito em Paris, Barcelona e outras cidades do mundo”, afirmou o governador.

Serão cerca de 66 km - quatro ciclofaixas - localizadas no Lago Sul e Lago Norte, além da ciclovia da Estrutural (6km), que já está em obras. A maior ciclofaixa será a do Lago Sul, na Estrada Parque Dom Bosco, que está orçada em R$ 3,6 milhões.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, incentivou a iniciativa do GDF em incentivar o uso de transportes alternativos ao carro. “A cidade sem carro não é só uma cidade com bicicleta, pode ser uma cidade com ônibus, com VLT, metrô, de modo que se estimule o motorista do carro a trocar de modal”, avaliou o ministro.




O edital das 52 estações de bicicletas de aluguel deve ser lançado em 15 dias e o projeto começa a ser implantado em 30 dias. Todas as bicicletas serão blindadas e identificadas. As estações vão contar com no mínimo dez e no máximo 20 bicicletas e serão construídas na área central de Brasília, Asa Sul, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, no Parque da Cidade, além de estações móveis.

Os recursos não serão do GDF. “A empresa privada que for licitada vai explorar a publicidade na bicicleta e pagar o projeto”, explicou o secretário de Transportes, Alberto Fraga.

O valor cobrado para o uso das bicicletas ainda não foi definido, mas o sistema funcionará por meio de cartões magnéticos.

A contadora Kátia Rodrigues, integrante da coordenação do grupo Pedal Noturno DF, está ansiosa para ver o sistema na prática. “No dia- a- dia vai facilitar muito para toda a população. Se houver um trabalho conjunto do metrô, ônibus e bicicleta será maravilhoso.”




Na ocasião, Arruda fez ainda um balanço das ações do governo no setor de transportes. Nos últimos dois anos, mil novos ônibus passaram a integrar o sistema público, o metrô triplicou o número de usuários com a conclusão das estações de Ceilândia e 42 km de ciclovias foram construídos em São Sebastião, Samambaia e Ceilândia. A meta do governo é construir 600 km de ciclovia em todo o DF até 2010.

A licitação da estação do metrô da Asa Norte, que será em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), será publicada em 30 dias.

O metrô de Samambaia e Ceilândia serão estendidos em mais duas estações, além da construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que tem a previsão de entrega para 2014. “É uma exigência da Fifa para a Copa de 2014. Aproximadamente 180 mil pessoas poderão se deslocar diariamente no VLT”, disse o governador.




Em Ceilândia, o prazo de implantação dos pontos de aluguéis será de 15 meses e a cidade contará com 6 estações de aluguel de bicicletas.

Veja a opinião do portal Ceilândia.com clicando aqui.

Fonte: ClicaBrasília, Correio Braziliense e Jornal Coletivo

Nenhum comentário: