terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lixo e dengue

A falta de conscientização dos moradores, que espalham lixo pelas ruas de Ceilândia tem sido uma preocupação para a administração local. Com o objetivo de tentar amenizar esta situação, o administrador Leonardo Moraes reuniu, nesta quinta-feira (25), lideranças comunitárias, servidores da Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância Sanitária. “Precisamos encontrar uma saída para esta questão”, frisou Leonardo.

Segundo o administrador, 40 caminhões de lixo percorrem semanalmente a regional para a retirada do lixo. No entanto, carroceiros que são pagos para levar entulhos aos locais de transbordos, os depositam incorretamente em terrenos abandonados.

Durante a reunião, realizada no auditório da Administração Regional, a Vigilância Ambiental em Saúde alertou quanto ao combate à dengue. De acordo com o coordenador da Unidade de Vigilância Ambiental 3, que atende a população de Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga, Francisco Sebastião, é importante repassar aos moradores, escolas, prefeitos de quadras entre outros, que não deixem nada que acumule água. “Temos que ser multiplicadores quanto a este trabalho”, alertou.

A comunidade da região poderá ajudar no combate à dengue diariamente. Conforme esclareceu a educadora de saúde ambiental Eva Rosa de Oliveira,caso sejam encontrados pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água, os moradores deverão avisar à Administração para que o caminhão de lixo se dirija ao local para a retirada. Ele informou também, que a Vigilância Ambiental em Saúde atua em escolas e na comunidade para realizar palestras de combate a dengue. Caso haja interesse em reunir a comunidade para que sejam orientados, o telefone é 3373-1919 (monitoramento dengue).

O administrador alertou quanto ao trabalho realizado pela Secretaria de Transportes. De setembro a dezembro, servidores farão um levantamento de pesquisa domiciliar, de casa em casa, para saber o que as pessoas acham do transporte público e da real necessidade do mesmo.


Fonte: Administração Regional de Ceilândia

Nenhum comentário: