quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Postos são fechados

Uma operação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) interditou quatro postos de gasolina em cidades do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (17/09). A operação visitou 15 postos que já haviam sido notificados pelo Ibram por estar em desacordo com as normas de proteção ambiental.

Os postos que tiveram suas bombas lacradas foram os seguintes: posto Esso, no centro de Taguatinga, posto BR na Área Especial 3, no Setor "O" da Ceilândia e dois no Gama. “Esses no Gama tinham sido vistoriados e autuados em 2005. Mesmo assim, três anos depois, eles não tinham feito nada para se adequar e nunca procuraram tirar a licença”, disse o superintendente de licenciamento e fiscalização do Ibram, Eduardo Freire. Os fiscais não encontraram irregularidades nos postos de Sobradinho.

Segundo Freire, a operação continua nas próximas quatro semanas. “O objetivo é visitar todas as localidades do DF e garantir a segurança do meio ambiente e da população. Os tanques com 20 mil litros de combustível, que ficam no subsolo dos postos, são um risco porque podem contaminar os lençóis freáticos se não receberem manutenção periódica”, alertou o superintendente.

A emissão do documento do Ibram é uma das exigências para o posto de combustível funcionar. Ele é concedido depois de um teste de resistência das paredes dos tanques de que armazenam os combustível. Essa licença é renovada de quatro em quatro anos. “Contudo, nos casos em que o tanque já tem muitos anos de uso, essa fiscalização pode acontecer a cada ano”, explica o Freire.


Também assista a um vídeo clicando no link da fonte.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: