segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) começa na tarde desta segunda-feira (15/09) uma nova ação de combate à dengue. As primeiras cidades do DF a serem visitadas pelos agentes de saúde serão o Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento, Vicente Pires, Estrutural, Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN), Taguatinga, Jardim Botânico e Guará. Atualmente, essas regiões são consideradas áreas críticas do foco da doença.

O trabalho será desenvolvido em parceria com as Regiões Administrativas (RA´s). “Estamos reunidos com as administrações destas cidades para marcar o papel de cada um. A cada administração caberá remover todo o entulho e o lixo da região, e a Secretaria fazer as visitas de casa em casa”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Joaquim de Barros Neto.

Segundo o subsecretário, o Ministério da Saúde já alertou sobre a possibilidade de uma epidemia da doença no verão de 2009, em todo o Brasil. “Estamos começando um trabalho preventivo que inclui a divulgação de material informativo, manejo ambiental, fiscalização e monitoramento das áreas de risco”, conta.

Até a primeira quinzena de setembro deste ano foram registrados 252 casos da doença no Distrito Federal, sendo um caso de óbito, em Ceilândia. No mesmo período em 2007, seis pessoas morreram e cerca de 699 contraíram a doença. Para o subsecretário, 90% dos focos de mosquitos estão nas residências da população. Os outros 10% são encontrados nas ruas. Para evitar o mosquito é preciso algumas mudanças de comportamento como o acondicionamento correto do lixo e evitar água parada. No período de chuvas o risco da doença aumenta.


Fonte: Correio Braziliense e Ceilândia.com

Nenhum comentário: