sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Prazo acaba

O prazo para utilização do vale-transporte de papel termina nesta sexta-feira (31) para a maioria dos usuários do benefício no Distrito Federal. Os empregadores deverão fornecer o cartão vale-transporte eletrônico que vai substituir o passe de papel em circulação. O cartão vai trazer mais segurança aos passageiros devido à redução no volume de dinheiro dentro dos ônibus e dará ao GDF o controle exato da quantidade de passageiros.

“A implantação do vale-transporte eletrônico acaba com comércio ilegal do vale de papel, além de possibilitar uma leitura correta do sistema”, explica o secretário de Transportes, Alberto Fraga.

O cartão vale-transporte será entregue aos funcionários pelo empregador. A partir de amanhã (1º), somente serão aceitos os vales de papel dos servidores do GDF que ainda não receberam o cartão, até a data impressa que expira em 31 de novembro de 2008.

Os demais beneficiários que ainda possuem os vales de papel deverão efetuar a troca por crédito virtual através do seu empregador. Para efetuar a troca, a pessoa jurídica deverá comparecer à sede da Setransp, localizada no SIA Sul – Quadra 05 C – Lote 22 – Loja 210, com os vales-transporte vencidos em mãos. Após sete dias, receberão uma carta de crédito a qual deverá ser apresentada na sede do Fácil para aquisição dos mesmos. Os empregadores têm um prazo de 30 dias após o vencimento do vale-transporte para realizar a troca.

Mesmo com a implantação de todos os cartões, o usuário poderá pagar a passagem com dinheiro. O mesmo cartão pode ser utilizado também no metrô, onde foi instalado pelo menos um equipamento de leitura do cartão Fácil por estação. Atualmente, o sistema de transporte coletivo do DF reúne 13 empresas que operam em 850 linhas e transportam, em média, 22 milhões de passageiros por mês.

Cerca de 280 mil usuários têm o direito ao vale-transporte eletrônico. Para receber os cartões, as empresas devem acessar o site www.facildf.com.br, efetuar o cadastro de seus funcionários e, posteriormente, confirmar a entrega. Empresas com menos de 100 funcionários devem buscar os cartões na sede do Fácil portando a requisição do Vale-Transporte disponível no site. Essa requisição deverá conter o carimbo da empresa e ser impressa em papel timbrado. A sede da Fácil fica localizada no Setor de Diversões Sul (SDS), Bloco A Centro Comercial Boulevard, loja 1"A", 1º subsolo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.




O cartão vale-transporte poderá ser recarregado pela empresa via internet ou na própria agência Fácil. Se for pelo site, basta clicar no ícone Comprar Créditos e colocar o valor destinado a cada funcionário. Será emitido um boleto bancário que poderá ser pago em qualquer agência. Após a confirmação do pagamento pelo sistema Fácil, automaticamente todos os validadores receberão a informação dos novos créditos.

O cartão é do tipo smart-card sem contato. No embarque, basta aproximá-lo do equipamento validador, instalado no interior dos ônibus que, automaticamente, será creditado a nova recarga, liberando a catraca. A empresa administradora do sistema é a Fácil - Brasília Transporte Integrado.


Fonte: ClicaBrasília, Correio Braziliense e Band Cidade de 30/10/08

Nenhum comentário: