sábado, 18 de outubro de 2008

O fim das sacolas

Quem vai às compras quase sempre conta com a velha e conhecida sacola de plástico para levar os produtos para casa. Mas este tipo de embalagem está com os dias contados. Uma lei publicada esta semana proíbe que elas sejam usadas para transportar alimentos, produtos e mercadorias. Os supermercados, por exemplo, vão ter que informar o motivo: sacolas plásticas convencionais levam mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.

“Eu compro muito, para restaurante, e não tenho onde guardar. Acaba que vai tudo para o lixo”, confessa um comerciante.

Os estabelecimentos comerciais e industriais vão ter três anos para substituir as sacolas de plástico por outras, biodegradáveis, ou que possam ser reutilizadas. Os que se adequarem às novas regras antes de concluído o prazo estipulado vão ter incentivo fiscal: isenção do ICMS na compra ou na produção e na venda de embalagens por cinco anos.

O Pão de Açúcar já orienta os clientes. Produz dois tipos de sacolas recicláveis. De longe elas parecem frágeis, mas suportam até 15 kg. Mesmo assim, alguns consumidores ainda ficam resistentes. “Acredito que não vai dar certo. A sacolinha de plástico que nós usamos hoje vai fazer muita falta. Como é que a gente vai levar os alimentos do supermercado? Na mão?”, questiona um consumidor.

Muitos já se acostumaram e até levam a sacola de casa. “Eu acho muito prático e já tenho várias bolsas para fazer compras”, afirma uma senhora.

Para conscientizar a população o governo vai fazer uma campanha: “Quando a gente mostrar a importância de preservar o meio ambiente, mostrar o mal que esse tipo de plástico causa à natureza, não tenho a menor dúvida de que a população vai entender”, diz o secretário de Comunicação, Wellington Moraes.

Não deve ser difícil sensibilizar as pessoas. Uma consumidora que ia saindo do mercado com a sacolinha plástica soube da proposta e voltou. “Pronto! Já estou fazendo a minha parte. Na verdade, comecei a fazer agora”.

Quem descumprir a lei terá que pagar multa de R$ 500 por dia. A lei também determina que os órgãos do GDF substituam os sacos de lixo por material reciclado, em até três anos.




Veja um vídeo: CorreioWeb / Tv Brasília

Fonte: Rede Globo, Correio Braziliense e Jornal Local de 18/10/08

Nenhum comentário: