quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bronzeadas


Ceilândia mais uma vez sai na frente, comprovando que a cidade é um celeiro de talentos. Durante o Campeonato Brasileiro de Caratê, realizado nos dias 19, 20 e 21 deste mês, na Associação dos Profissionais da Caixa Econômica Federal (Apcefe), as atletas ceilandenses Paula Araújo, 17 anos, e Rafaela Rodrigues da Silva, 11 anos, se destacaram ao conquistar o terceiro lugar nas categorias juvenil e infantil, respectivamente.

“Foi uma emoção muito grande. Esta medalha significou o ouro para mim, porque na minha categoria tinha 20 atletas disputando o título. Ser a terceira melhor do Brasil é uma honra”, comemora Paula. Rafaela não deixa por menos e garante que ficou muito feliz em subir ao pódium. “Mas quero mais. Meu sonho é ser campeã na faixa preta”, diz ela, que atualmente é faixa verde.

As caratecas de Ceilândia estão empolgadas com os excelentes resultados, mas, ao mesmo tempo, preocupadas. Em novembro deste ano, acontece o Campeonato Mundial de Caratê, nos Estados Unidos, da qual Paula quer participar. E, em outubro de 2008, Rafaela pretende participar do Campeonato Sul-Americano de Caratê, na Argentina. “Seria muito bom, se elas fossem”, avalia o professor e técnico das duas, Severino Silva.




Em recente visita ao administrador regional de Ceilândia, elas tiveram uma boa notícia. Ele se comprometeu a ajudá-las, assegurando que vai buscar parcerias para garantir-lhes as viagens. “É nossa obrigação incentivar os talentos locais. Aqui, temos excelentes atletas que estão sempre se sobressaindo. Mas, infelizmente, eles não têm patrocínio e, na maioria das vezes, nem podem participar dos campeonatos por falta de recursos”, reconhece Leonardo.

Paula Araújo, hoje faixa preta, deu os primeiros passos no caratê há sete anos. Neste período, já acumulou cerca de 50 medalhas, sendo 30 delas de primeiro lugar. No ano passado, ela foi campeã brasileira de artes marciais, o que deu a ela a vaga para participar do Campeonato Mundial, em Orlando/EUA. Neste mês, a carateca participou de um curso de especialização com os mestres Okinawa, no Japão, Arakaki e Yamashiro, na Asbac. Apesar do pouco tempo que luta karatê, dois anos, Rafaela Silva já subiu ao pódium três vezes.

As caratecas se dedicam quatro horas, três vezes por semana, ao esporte. Elas treinam na Casa de Justiça e Cidadania, localizada em Ceilândia Norte. Mas, nem por isso, deixaram os estudos regulares de lado. As duas estudam no Centro de Ensino Educacional 07; Paula faz o 2º ano do Ensino Médio, e Rafaela, a 5ª série.


Fonte: Administração Regional de Ceilândia

Nenhum comentário: